RELAÇÃO ENTRE GASTO PÚBLICO EM EDUCAÇÃO E DESEMPENHO EDUCACIONAL: UMA ANÁLISE DOS MUNICÍPIOS DO NORDESTE
DOI:
https://doi.org/10.21680/2316-5235.2018v7n1ID16708Abstract
O presente trabalho faz uma análise da relação entre o gasto público em educação e desempenho educacional, mais propriamente, verifica se um maior gasto em educação nos municípios do Nordeste leva a um maior aprendizado de seus alunos, para o ano de 2015. Para fins de obtenção dos resultados o método aplicado foi o de regressão quantílica. Foram utilizados como medida de desempenho educacional a proficiência em teste de português e matemática, aplicados em alunos matriculados no 5ª ano da rede municipal do Nordeste. Como medida de gasto foi considerada a despesa em educação ponderada por aluno matriculado. Também foram testados os efeitos do PIB per capita municipal, escolaridade das mães, formação acadêmica dos professores e infraestrutura escolar. A relação entre o gasto público em educação e desempenho educacional não apresentou resultados claros, porém a formação acadêmica dos professores apresentou uma forte relação com o desempenho educacional.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade, do Programa de Pós-graduação em Economia do Centro de Ciências Socias Aplicadas da UFRN , para fins de divulgação científica na Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A RERUT inclui-se entre os periodicos que utilizam a licença CC BY-NC-SA. permitindo que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, artigos, ensaios e papers, para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.