DIFERENÇAS SALARIAIS POR GÊNERO E COR NOS ESTADOS DO PARANÁ E DE PERNAMBUCO EM 2005 E 2015
DOI:
https://doi.org/10.21680/2316-5235.2021v10n2ID23002Abstract
Este artigo analisou as diferenças salariais e discriminação por gênero e cor da população ocupada do Paraná e Pernambuco, em 2005 e 2015, por meio dos microdados da PNAD/IBGE. A metodologia baseou-se na descrição do perfil populacional, nas equações mincerianas e na decomposição salarial de Oaxaca-Blinder entre homens brancos, não brancos, mulheres brancas e não brancas. Os resultados indicaram discriminação por gênero e cor, em ambos os estados. Aumentou a discriminação de gênero entre não brancos e reduziu entre brancos nos dois estados, principalmente em Pernambuco. A maior discriminação por gênero e cor foi entre homens brancos e mulheres não brancas, em ambos estados, com maior intensidade no Paraná.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade, do Programa de Pós-graduação em Economia do Centro de Ciências Socias Aplicadas da UFRN , para fins de divulgação científica na Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A RERUT inclui-se entre os periodicos que utilizam a licença CC BY-NC-SA. permitindo que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, artigos, ensaios e papers, para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.