DINÂMICA DA ECONOMIA MARANHENSE NOS ANOS 2000: CONSIDERAÇÕES SOBRE O MERCADO DE TRABALHO E O NÍVEL EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.21680/2316-5235.2021v10n1ID23589Abstract
O presente trabalho tem por objetivo analisar a dinâmica da economia maranhense nos anos 2000, evidenciando o mercado de trabalho e o nível educacional. Antes, porém, faz-se, uma abordagem da teoria do capital humano. Para atingir o objetivo proposto, utilizam-se alguns indicadores sobre a estrutura e a dinâmica da economia do estado ao longo das ultimas décadas, como o Produto Interno Bruto, a participação dos setores de atividade econômica na composição do valor adicionado, a geração de empregos formais por setores de atividade e por escolaridade, o rendimento médio, o coeficiente de Gini da renda e a população por nível de instrução. Observa-se nos resultados desse trabalho que parece haver indicação de que existe uma relação positiva entre o nível de atividade, a inserção da força de trabalho formal e o grau de instrução.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade, do Programa de Pós-graduação em Economia do Centro de Ciências Socias Aplicadas da UFRN , para fins de divulgação científica na Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A RERUT inclui-se entre os periodicos que utilizam a licença CC BY-NC-SA. permitindo que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, artigos, ensaios e papers, para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.