PANORAMA DA GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA ONSHORE NO PAÍS
O CASO DO RIO GRANDE DO NORTE
DOI:
https://doi.org/10.21680/2316-5235.2023v12n1ID33716Abstract
Este artigo tem como objetivo apresentar um panorama sobre a geração de energia eólica on shore no país, tomando-se como base as experiências do Rio Grande do Norte (RN), localizado na região Nordeste do Brasil. A metodologia inclui uma pesquisa bibliográfica sobre o tema em questão e a coleta de dados disponíveis em fontes oficiais. A partir das informações coletadas, observa-se que não se verifica o desenvolvimento setorial da indústria eólica nos espaços onde estão sendo realizados a montagem dos parques eólicos, e este é o caso do RN, o qual, apesar de concentrar a maior capacidade fiscalizada de energia eólica em operação no país, a cadeia setorial encontra-se localizada em outros estados da região, e mesmo do país, o que implica a não endogeneização da cadeia de produção a montante e a jusante, pois a geração de emprego e renda, quando ocorre, se localiza essencialmente na etapa de implantação dos parques, oferecendo, assim, pouca capacidade de sustentar economicamente uma fonte de renda destinada a captar mão de obra local, especialmente em atividades intensivas em capital e tecnologia.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade, do Programa de Pós-graduação em Economia do Centro de Ciências Socias Aplicadas da UFRN , para fins de divulgação científica na Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A RERUT inclui-se entre os periodicos que utilizam a licença CC BY-NC-SA. permitindo que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, artigos, ensaios e papers, para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.