A REVOLUÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E A EMERGÊNCIA DE “UMA” NOVA ECONOMIA
DOI:
https://doi.org/10.21680/2316-5235.2018v7n2ID16717Resumen
Intenta-se no presente trabalho discutir, tomando como principais obras de referência A era da informação e A galáxia da internet de Manuel Castells, a Revolução da Tecnologia da Informação, em curso desde a década de 1970, bem como a sua importância para a emergência de uma “nova economia”. A primeira parte do trabalho consiste no resgate histórico de algumas conquistas tecnológicas do segundo pós-guerra que convergiram de modo a que se processasse a Terceira Revolução Tecnológica da história da humanidade. A segunda parte enfoca o que, a partir de meados dos anos noventa, passou a caracterizar-se como a “nova economia” ou a economia informacional. Na terceira parte, serão discutidas, adicionalmente, “outras formas de economia” que emergiram ou fortaleceram-se na vigência da Revolução da Tecnologia da Informação. Por último, são apresentadas as considerações finais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade, do Programa de Pós-graduação em Economia do Centro de Ciências Socias Aplicadas da UFRN , para fins de divulgação científica na Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A RERUT inclui-se entre os periodicos que utilizam a licença CC BY-NC-SA. permitindo que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, artigos, ensaios e papers, para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.