ANÁLISE DOS EFEITOS TOTAIS, DIRETOS, INDIRETOS E DE TRANSBORDAMENTO NA ECONOMIA BRASILEIRA MEDIANTE O AUMENTO NA PRODUÇÃO DE ETANOL VIA ETANOL DE SEGUNDA GERAÇÃO:
A LUZ DA ANÁLISE DE INSUMO-PRODUTO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2316-5235.2021v10n2ID24036Resumen
A partir do crescimento no debate político e econômico internacional em relação a busca pela sustentabilidade dos recursos naturais e preservação do meio ambiente. Este artigo via analisar os efeitos na economia brasileira se houver um aumento na produção de etanol de segunda geração, pois esse biocombustível avançado derivado da biomassa lignocelulósica (no caso do Brasil essa biomassa é derivada do bagaço e da palha de cana-de-açúcar) fornece vantagens competitivas, produtivas e ambientais para o setor sucroenergético. A metodologia utilizada é a Análise de Insumo-Produto (AIP), cuja aplicação fornece informação a respeito dos efeitos gerados dos setores da economia, com o foco os efeitos diretos, indiretos e de transbordamento.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade, do Programa de Pós-graduação em Economia do Centro de Ciências Socias Aplicadas da UFRN , para fins de divulgação científica na Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A RERUT inclui-se entre os periodicos que utilizam a licença CC BY-NC-SA. permitindo que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, artigos, ensaios e papers, para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.