DINÂMICA URBANO-REGIONAL DO SEMIÁRIDO NORDESTINO NO SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.21680/2316-5235.2025v14n1ID40708Resumen
O artigo analisa a dinâmica urbano-regional do Semiárido Nordestino no século XXI, destacando o protagonismo crescente de cidades médias e pequenas no contexto de transformações produtivas e institucionais desde os anos 1980. O método utilizado é o exploratório-descritivo, com análise quantitativa e qualitativa dos microdados do IBGE, da RAIS/MTE e do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste através do Banco do Nordeste. Embora a região tenha experimentado importantes avanços econômicos e sociais, em parte impulsionados por políticas públicas de inclusão social e investimentos produtivos, ainda há limitações estruturais, como a fraca integração entre cidades e a concentração de recursos em polos urbanos maiores, resultado da construção histórico-estrutural em bases subdesenvolvidas pautada na recorrente atuação do Estado. Conclui-se que, para consolidar o Semiárido como território dinâmico e resiliente, é necessário fortalecer as conexões urbano-regionais, promover a complementaridade produtiva e reestruturar as políticas de desenvolvimento regional, com foco na equidade, na multiescalaridade e na sustentabilidade territorial e ambiental.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade, do Programa de Pós-graduação em Economia do Centro de Ciências Socias Aplicadas da UFRN , para fins de divulgação científica na Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A RERUT inclui-se entre os periodicos que utilizam a licença CC BY-NC-SA. permitindo que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, artigos, ensaios e papers, para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.
Português (Brasil)
English
Español (España)