A ABORDAGEM EM APLS E O DESENVOLVIMENTO REGIONAL/LOCAL: Reflexões sobre as Conexões deste Debate
Resumo
O presente artigo analisa conexões entre a abordagem em Arranjos Produtivos Locais (APLs), enunciada pela Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist/IE/UFRJ), e o desenvolvimento regional/local. A preocupação central de pesquisa é revelar alguns antecedentes teóricos do enfoque em APLs, contidos no ‘debate regional’ que se constrói ao longo do século XX. A metodologia inclui uma pesquisa secundária que revisa autores que tratam do ‘debate regional’, com destaque para a experiência brasileira, bem como sobre o enfoque em APLs, tendo por base o seu conceito e preocupações. Os resultados demonstram que a abordagem em APLs sintetiza inúmeros aspectos ressaltados pelo ‘novo’ debate regional, a exemplo das características estruturais e endógenas como reveladoras de cada espaço, e ainda, da importância das interações entre os atores sociais para o desempenho de dado território e das atividades ali presentes.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade, do Programa de Pós-graduação em Economia do Centro de Ciências Socias Aplicadas da UFRN , para fins de divulgação científica na Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A RERUT inclui-se entre os periodicos que utilizam a licença CC BY-NC-SA. permitindo que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, artigos, ensaios e papers, para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.