DINÂMICA REGIONAL BRASILEIRA: UMA ANÁLISE COM BASE NOS DADOS DO PIB MUNICIPAL (2002-2015)
UMA ANÁLISE COM BASE NOS DADOS DO PIB MUNICIPAL (2002-2015)
DOI:
https://doi.org/10.21680/2316-5235.2017v6n2ID16703Resumo
O presente texto apresenta uma discussão metodológica e uma breve análise regional dos dados de Produto Interno Bruto dos Municípios – ano de referência 2010, divulgados pelo IBGE, para o período de 2002 a 2015. O objetivo é contribuir para maior entendimento da dinâmica regional no país no período considerado. Dentre as conclusões destacam-se: a) a histórica e persistente concentração espacial da riqueza; b) a continuidade do processo de desindustrialização, com perdas de participação da indústria de transformação nos municípios brasileiros; c) a dependência que ampla maioria dos municípios tem dos gastos do setor público; d) um lento, mas contínuo, processo de desconcentração econômica; e) falta de correlação entre elevados PIBs per capita municipais e bem-estar-social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade, do Programa de Pós-graduação em Economia do Centro de Ciências Socias Aplicadas da UFRN , para fins de divulgação científica na Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A RERUT inclui-se entre os periodicos que utilizam a licença CC BY-NC-SA. permitindo que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, artigos, ensaios e papers, para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.