OCUPAÇÃO E RENDA DA MULHER NO NORDESTE: EVIDÊNCIAS A PARTIR DA PNAD 2001 A 2015
DOI:
https://doi.org/10.21680/2316-5235.2019v8n2ID20376Resumo
O presente estudo tem como objetivo geral analisar a trajetória das mulheres ocupadas na região nordeste. Inicialmente a pesquisa se norteou pela análise da inserção da mulher no mercado de trabalho, e em seguida pela investigação do perfil mais geral da mão de obra feminina ocupada no Nordeste nos anos mais recentes. Metodologicamente, foi realizado um levantamento a partir da Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no período de 2001 a 2015. De modo geral, os dados mostraram que a participação feminina no mercado de trabalho elevou a renda das mulheres, o que pode ter sido provocado dentre outros fatores pela melhora da escolaridade da mão de obra feminina. Outro ponto relevante foi a observação de um aumento considerável acerca dos domicílios chefiados por mulheres, as quais se destacaram nas atividades de educação, saúde e serviços sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade, do Programa de Pós-graduação em Economia do Centro de Ciências Socias Aplicadas da UFRN , para fins de divulgação científica na Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A RERUT inclui-se entre os periodicos que utilizam a licença CC BY-NC-SA. permitindo que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, artigos, ensaios e papers, para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.