JOHN MAYNARD KEYNES E MACROECONOMIA DAS DECISÕES CAPITALISTAS: NA PERSPECTIVA DA TEORIA ECONÔMICA MONETÁRIA DA PRODUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2316-5235.2020v9n2ID22219Resumo
O artigo apresenta as contribuições de John Maynard Keynes para compreensão do sistema capitalista, de forma a evidenciar seus estudos revolucionários que contribuíram para modificação da visão clássica e irreal das economias e as relações de decisão da economia. Caracterizando a economia mundial baseada no poder de liquidez, ou seja, a teoria econômica monetária da produção. O estudo proporciona uma explicação sucinta sob a relação dos fatores para tomadas de decisões dos capitalistas e suas influencias na hierarquia das decisões da economia e as reformas sociais propostas por Keynes. Finalizando com a valorização dos estudos de Keynes e a introdução da crítica do economista Minsky sobre o Keynesianismo convencional, a sua fragilidade financeira e a argumentação que para Keynes a economia capitalista era composta por ativos, Minsky evolui essa explicação e evidencia que a economia é composta por ativos que são financiados por passivos em um balanço de contrapartida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que os conteúdos apresentados nos artigos são de minha autoria e tenho total responsabilidade sobre os mesmos, os quais estou cedendo os direitos autorais ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade, do Programa de Pós-graduação em Economia do Centro de Ciências Socias Aplicadas da UFRN , para fins de divulgação científica na Revista de Economia Regional, Urbana e do Trabalho.
Os artigos publicados são de responsabilidade dos autores não representando, necessariamente, a opinião da revista. A RERUT inclui-se entre os periodicos que utilizam a licença CC BY-NC-SA. permitindo que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, artigos, ensaios e papers, para fins não comerciais, desde que atribuam ao autor o devido crédito e que licenciem as novas criações sob termos idênticos.