Gestão Estratégica de Pessoas e de Instituições no Ambiente VUCA

Autores

Palavras-chave:

Ambiente VUCA; Visão Baseada em Recursos; Gestão Estratégica de Pessoas

Resumo

Resenhas são ótimos instrumentos científicos ágeis e analíticos para produzir, socializar e compartilhar materiais de estudo instrutivos para os ambientes acadêmicos e profissionais, destacando pontos principais de uma obra, economizando recursos de seus leitores (CALVOSA, 2021). Uma resenha acadêmica e crítica visa interpretar uma publicação científica com o objetivo de gerar discussões, insights, ou mesmo, a decisão de consumo da própria obra original (CALVOSA, 2020). O Projeto de Extensão DEGECAR (UFRRJ) e o Grupo de Pesquisas GeCaPEP (CNPq), por meio do Projeto LAB_LID – Laboratório de Liderança e Gestão, propõem aos estudantes das instituições de ensino superior conveniadas, a oportunidade de elaboração, supervisão e publicação de resenhas acadêmicas e críticas, a partir de artigos científicos relevantes, recentes, com temas de fronteira de conhecimento, em língua estrangeira, originários do Extrato A1, pertencentes à conceituada base científica Scopus. Depois de divulgarem as suas produções em um evento NEPE, interno na UFRRJ, se aprovados em uma avaliação double review, os melhores trabalhos classificados são encaminhados a periódicos prestigiosos para a apreciação e publicação. Acredita-se que a contribuição social e prática do projeto estimulam a circulação de conhecimento de vanguarda, as atividades de extensão e de pesquisa e o maior intercâmbio entre a comunidade acadêmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcello Calvosa, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Texto Inicial do Lattes: Marcello Vinicius Doria Calvosa (http://lattes.cnpq.br/284424233959300)

É formado em Administração de Empresas (2002) e em Administração Pública (2003), ambas as graduações habilitadas pela UFRRJ. Especialista (MBA) em Auditoria Fiscal pela CEFET-RJ (2005) e em Docência do Ensino Superior pela UFRRJ (2006), pós-graduado em Planejamento Estratégico FEA/USP (2008) e em Modelos Estatísticos Multivariados pela FEA/USP (2009), mestre em Gestão e Estratégia em Negócios (PPGEN/UFRRJ) (2006) e Doutor em Administração (FEA/USP) (2011), com foco em Comportamento e Desenvolvimento Humano; Tomada de Decisão com base em Axiologia; Desenvolvimento e Gestão de Carreira. Atuou no segundo setor, em empresas competitivas, nas funções de consultor, gerência, direção, administração de empresas (responsável técnico), conferencista, ao longo de quinze anos. É Professor Associado no curso de Administração de Empresas (2003-atual) e Coordenador de Projetos e de Extensão do DCAd (2018-atual) da UFRRJ. Atua como coordenador de área de ensino a distância no curso de Administração pelo CEDERJ (2007-atual) e pela UAB (2009-atual), nas áreas Gerenciamento Comercial e Administração Geral. É licenciado como Executive Coach e Life Coach, formado pelo ICI - Integrate Coaching Institute (2012). Possui experiência em Educação Executiva (cursos in company e abertos), com atuação nas principais escolas de negócios do país, desde 2006. É pesquisador federal registrado no CNPQ, no qual assume a posição de líder do Grupo de Pesquisas GeCaPEP - Gestão de Carreiras e Planejamento Estratégico Pessoal (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7765312712894655) - DCAd - ICSA / UFRRJ (2006-atual). Também participa como membro pesquisador do Grupo de Pesquisas Empreendedorismo e Planejamento Estratégico - FEA / USP (2008-atual). É coordenador do Programa de Extensão DEGECAR - Núcleo de Desenvolvimento e Gestão de Carreiras da UFRRJ (2018-atual), que possui diversas ações de extensão, entre projetos, eventos, laboratório de estudos aplicados, apoio a publicações técnicas e acadêmicas, em associação com diversos colaboradores da UFRRJ e do Mercado de Trabalho. Ações essas voltadas para a comunidade acadêmica da UFRRJ e região. Atua nas Áreas do Conhecimento: (i) Ciências Sociais Aplicadas > Adm. de Empresas > Ensino, Pesquisa e Orientação para o Mercado; (ii) Ciências Humanas > Educação > Orientação e Aconselhamento; (iii) Ciências Humanas > Educação > Ensino-Aprendizagem. Possui experiência profissional (prática) e acadêmica (teórica) nas seguintes áreas: (i) Liderança Empresarial e Estratégica; (ii) Coaching e Orientação Profissional, (iii) Mercadologia e Negócios; (iv) Gestão Estratégica de Pessoas e (v) Desenvolvimento e Gestão de Carreiras. Desenvolveu, testou e validou os Assessments de Mercado: MDA - Modelo de Decisões por Axiologia, para o desenvolvimento pessoal e profissional e potencialização da tomada de decisão com base na análise axiológica e mapeamento do sistema de valores humano; TPL - Teste de Potencial para a Liderança, para verificar o nível individual de capacidade de liderança empresarial para a atuação direcionada de resultados em uma empresa competitiva. Seus principais temas de pesquisa, estudo e lecionação são: Liderança Empresarial e Estratégica; Desenvolvimento e Gestão de Carreiras; Gestão de Vendas e Comercial; Gestão Estratégica de Pessoas e Planejamento Estratégico Pessoal. Tem quatro livros escritos sobre os seus temas de pesquisa. Com diversos co-autores e colaboradores publicou cerca de 100 artigos científicos, em eventos e periódicos científicos, nacionais e internacionais. Web of Science Researcher ID: AAH-7792-2020. Melhor contato: mvcalvosa@yahoo.com.br

Referências

ABDALLA, M. et al. Hélice Tríplice no Brasil e na América Latina: fomentando o desenvolvimento através do ator universidade. Revista Iberoamericana de Educación, v. 61, n. 1, p. 1-12, 2013.

ALVARENGA, C. et al. A Adoção da Pedagogia Empreendedora na Perspectiva de um Mundo VUCA. South American Development Society Journal, v. 10, n. 28, 2024.

CALVOSA, M. Relevância do trabalho e da qualidade de vida no trabalho para a sociedade. RAE - Revista de Administração de Empresas, v. 62, n. 2, 2022. https://doi.org/10.1590/S0034-759020220209

CALVOSA, M. O planejamento estratégico ainda é válido e eficaz para as organizações contemporâneas? Cadernos EBAPE, FGV, v. 20, n. 3, 2023. https://doi.org/10.1590/1679-395120220016

CALVOSA, M.; FERREIRA, M. Liderança: Representações sociais e modelos mentais dos séculos XX e XXI. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 29, n. 01, p. 224-260, 2023. https://doi.org/10.1590/1413-2311.377.125771

CALVOSA, M.; FRANCO, I. Descomplicando o VUCA (Volatility, Uncertainty, Complexity and Ambiguity). Investigação e Considerações sobre as Publicações A1 da Área 27 do Qualis/Capes. In: XLVI EnANPAD - Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2022.

CALVOSA, M. Instruções de como elaborar uma resenha acadêmica e crítica. In: Seminário Virtual de Liderança e Gestão - Evento NEPE do Programa de Extensão DEGECAR, UFRRJ, On-line. 2020. http://dx.doi.org/10.13140/RG.2.2.27661.00482

CALVOSA, M. Modelo de verificação e diretrizes para a publicação de resenha crítica. In: III Seminário Virtual de Liderança e Gestão - Evento NEPE do Programa de Extensão DEGECAR, UFRRJ, On-line. 2021. http://dx.doi.org/10.13140/RG.2.2.20950.11846

CALVOSA, M.; FERREIRA, M. Os Atuais Pesquisadores sobre o Tema Liderança estão presos ao Modelo Mental do Século XX? In: XLV EnANPAD - Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Curitiba, 2021.

CALVOSA, M.; ALVARENGA, M. Os funcionários percebem a gestão do conhecimento no ambiente de trabalho? Estudo de caso na realidade de uma pequena empresa. Revista Uniabeu, v. 3, n. 5, p. 203-229, 2010

CALVOSA, M. As Competências e as Expectativas do Futuro Administrador: o estudo do perfil do estudante de Administração da UFRRJ. Revista Universidade Rural. Serie Ciências Humanas, v. 29, p. 201-218, 2008.

CÂMARA, J. et. al. Seleção de estudantes para um programa de extensão: uma aplicação do método AHP. Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão, [S. l.], v. 7, n. 1, 2024.

CASTRO, P. et al. Prioridades axiológicas e expectativa de sucesso: m estudo com os CEO´s do futuro. In: Encontro da ANPAD-XXXIII ENANPAD. São Paulo, 2009.

CAVUSGIL, S. et al. International Business in an Accelerated VUCA World: Trends, Disruptions, and Coping Strategies. Rutgers Business Review, v. 6, n. 3, 2021.

FERNANDES, A. et al. A proposta de um framework para analisar o comportamento do cliente digital por meio do Business Model Canvas. Revista de Casos e Consultoria, [S. l.], v. 12, n. 1, p. e26972, 2021.

FORTUNATO, W. et al. Escreva o Futuro Acadêmico: Relato de Experiência de Estudantes de Administração da UFRRJ/CEDERJ em um Projeto de Extensão. EaD em Foco, [S. l.], v. 14, n. 2, p. e2255, 2024. https://doi.org/10.18264/eadf.v14i2.2255

GOUVEIA, L. et al. Hélice tríplice no Brasil: A entrada da universidade nas parcerias público-privadas. In: XII Semead-Seminários de Administração, São Paulo, 2009.

JANUÁRIO, É. et al. Análise da capacidade dinâmica gerencial, envolvendo cultura organizacional e agilidade organizacional. Revista Internacional de Gestão Científica e Turismo, [S. [1], v. 10, n. 3, 2024. https://doi.org/10.55905/ijsmtv10n3-060

JUNGER, A. et al. Estudo de caso: uma análise da economia circular e gestão estratégica ambiental na reutilização de resíduos orgânicos para utilização em ração animal. Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão, [S. l.], v. 1, n. 1, 2018.

LEITE, R. et al. Mentorias Spot: oportunidade de orientação profissional para iniciativas empreendedoras. In: XI EGEPE-Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, Belo Horizonte/MG, 2020.

LIMA, R. et al. Uma Visão sobre Carreiras dentro da Estrutura Organizacional em Redes. Revista Cadernos de Administração (Macaé), v. 1, p. 76-95, 2008.

MACHADO, C. Quarteirização vs Terceirização: uma vantagem competitiva na gestão de contratos. In: Congresso: III SEGET–Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia. 2006.

MARTINS, A. Learning Analytics Aplicada às Áreas Pedagógica e Educacional: verificação do aumento da motivação e do desempenho acadêmico em alunos do nível superior. South American Development Society Journal, v. 10, n. 28, 2024.

MARTINS, A. Autoeficácia vs. Estresse: como gerar estudantes mais comprometidos, com maior qualidade de vida e com sentimento de sucesso acadêmico? Revista UFG, v. 22, 2022.

PITELIS, C. Edith Penrose and the resource-based view of (international) business strategy. International Business Review, v. 13, n. 4, p. 523-532, 2004. https://doi.org/10.1016/j.ibusrev.2004.04.002

PREDES JUNIOR, A. Avaliação Crítica do Tema: Mundo VUCA – Resenha do Artigo Managing VUCA: the human dynamics of agility. (2021). In: V Seminário Virtual de Liderança & Gestão do Projeto de Extensão LAB.LID / Programa de Extensão DEGECAR. Coord. & Org. Marcello Calvosa. Seropédica: UFRRJ, Nov.2022.

SANTOS, R. Educação Corporativa: as vantagens da implantação de um projeto de universidade corporativa. In: Simpósio de Excelência em Gestão e Tecnologia, Rio de Janeiro, 2006.

SERRA, F. et al. Quais são as prioridades axiológicas dos líderes empresariais? Análise dos seus valores pessoais a partir do inventário de valores SVS de Schwartz. In: Anais do Encontro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho-EnGPR, João Pessoa/PB, 2011.

SOUZA NETO, S. et al. As competências de liderança: atributos e práticas do líder do século XXI, uma pesquisa quantitativa. Revista de Administração da UNIMEP, v. 4, n. 1, p. 68-94, 2006.

TAKEUCHI, H.; NONAKA, I. Gestão do conhecimento. Ed. Bookman, 2009.

XAVIER, A. et al. Desenvolvimento Pessoal e Profissional de Futuros Gestores: como a Geração Y encara as competências necessárias para o aumento da empregabilidade e para o sucesso no ambiente profissional. In: Encontro da ANPAD-XXXVI ENANPAD. Rio de Janeiro, 2012.

ZHANG-ZHANG, Y.; ROHLFER, S.; VARMA, A. Strategic people management in contemporary highly dynamic VUCA contexts: A knowledge worker perspective. Journal of Business Research, v.144, p. 587-598, 2022. https://doi.org/10.1016/J.JBUSRES.2021.12.069

Downloads

Publicado

23-08-2024

Como Citar

CALVOSA, M.; MENDONÇA DE SOUZA , F.; RIBEIRO PREDES JUNIOR , A. Gestão Estratégica de Pessoas e de Instituições no Ambiente VUCA. Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e36932, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revenspesextgestao/article/view/36932. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Resenhas Científicas