Análise SWOT como Ferramenta Estratégica na Gestão Escolar: um estudo em uma escola técnica de tempo integral no RN

Autores

  • Adeliane Marques Soares UFRN
  • Ana Beatriz Santa Rosa Campos
  • Ellen Cristina da Silva
  • Hellen Cristina da Silva Sousa
  • Dalilla de Medeiros Praxedes

DOI:

https://doi.org/10.21680/2675-8512.2025v8n1ID38975

Palavras-chave:

Análise SWOT, Gestão Escolar, Escola técnica, Período Integral

Resumo

O cenário escolar é um ambiente que passa por inúmeras transformações no decorrer dos anos e para isso se faz necessário usar ferramentas para ajudar na eficiência e qualidade dos processos educacionais, como por exemplo a análise SWOT. Essa ferramenta auxilia a identificar pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças que estão relacionados ao ambiente escolar. O trabalho foi desenvolvido em uma escola técnica de nível médio em período integral do estado do Rio Grande do Norte. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, de abordagem qualitativa e descritiva. Os dados foram coletados por meio da aplicação de um questionário, onde as análises consideradas tiveram como respondentes docentes, discentes, funcionários e a gestão escolar. Os resultados alcançados apontaram para uma visão detalhada das condições da escola, identificando aspectos que influenciam diretamente na sua qualidade educacional e no ambiente de aprendizado, oferecendo um panorama valioso para o planejamento estratégico e a tomada de decisões futuras, visando a melhoria contínua do processo ensino e aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, Maria C. M. NASCIMENTO, Edinardo A. A importância da análise Swot na gestão escolar da EEMTI Huet Arruda. Ensino em perspectivas, Fortaleza, v.4 n. 1. Disponívelem: < https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/11642>. Acesso em 17 out 2024.

BRUGNOLO, Mariano Filho. Gestão estratégica de negócios. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 7º. ed. São Paulo: Atlas, 2022.

KUAZAQUI, Edmir. Planejamento Estratégico. São Paulo, SP : Cengage, 2016.

LIMA, Joilson Souza de. O Planejamento Estratégico como Ferramenta de Gestão. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ed. 03, v. 03, p. 58-69, Março de 2018. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/administracao/planejamento-estrategico>. Acesso em 18 out 2024.

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3 .ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

MARTINS, R. A.; MELLO, C. H. P.; TURRIONI, J. B. Guia para elaboração de monografia e TCC em engenharia de produção. Editora Atlas SA, 2013.

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas. - 35. ed. - Barueri : Atlas, 2023.

PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: como construir o projeto político pedagógico da escola. 9ª ed. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2018.

PERFEITO, Cátia D. F. Planejamento Estratégico como Instrumento de Gestão Escolar. Revista Educação Brasileira, Brasília, v. 29, n.58 e 59, p. 49-61, jan./dez. 2007.

PORTER, Michael. Estratégia Competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. 7ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. Disponível em:

SOARES, Simaria J. Pesquisa científica: Uma abordagem sobre o método qualitativo. Revista Ciranda, v. 3 n. 1 Jan. 2019/2020.

TACHIZAWA, Takeshy; ANDRADE, Rui Otávio B. de. Gestão de Instituições de Ensino.4. ed. Ver. e Ampl. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.

TEIXEIRA, Rafael; CANCIGLIERI JUNIOR, Osiris. How to make strategic planning for corporate sustainability? Journal of Cleaner Production. v. 230, P. 1421-143, 2019. Disponível em: <https://e-tarjome.com/storage/panel/fileuploads/2019-08-19/1566198283_E12532-e-tarjome.pdf> Acesso em: 16 out. 2024.

YIN. R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. Ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

16-05-2025

Como Citar

MARQUES SOARES, Adeliane; SANTA ROSA CAMPOS, Ana Beatriz; CRISTINA DA SILVA, Ellen; CRISTINA DA SILVA SOUSA, Hellen; DE MEDEIROS PRAXEDES, Dalilla. Análise SWOT como Ferramenta Estratégica na Gestão Escolar: um estudo em uma escola técnica de tempo integral no RN. Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gestão, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e38975, 2025. DOI: 10.21680/2675-8512.2025v8n1ID38975. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revenspesextgestao/article/view/38975. Acesso em: 9 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigos