Zoneamento Eólico e Transporte dos Sedimentos na área dos Corredores Eólicos do PARNA de Jericoacoara, Ceará, Brasil
Wind Zoning and Sediment Transport in the PARNA Wind Corridors area of Jericoacoara, Ceará, Brazil
DOI:
https://doi.org/10.21680/2447-3359.2025v11n1ID32625Resumo
O estudo analisou o comportamento do transporte de sedimentos na Zona de Praia localizada entre a Praia do Preá e de Jericoacoara no Parque Nacional de Jericoacoara – PARNA.
As limitações físicas de medições in situ do transporte de sedimentos em praias, principalmente o longitudinal, restringem os estudos nestes ambientes à parte subaérea. Foram escolhidos os métodos de armadilhas de sedimentos, sendo realizadas 04 campanhas de coleta e medição, para o reconhecimento, realizadas entre julho de 2019 a fevereiro de 2022, onde se delimitou onze pontos das armadilhas, compreendendo os setores da praia e os corredores eólicos de transporte e alimentação da Duna Pôr do Sol (DPS). Foram utilizadas 3 armadilhas de sedimentos para cada ponto de coleta, distanciados entre si em 5,00 metros.
Com os resultados obtidos, foi realizado um zoneamento eólico-sedimentar, apresentando os processos e efeitos da dinâmica eólica local (erosão e sedimentação), entendendo como ocorre a dinâmica morfológica da área e correlacionando-a com possíveis cenários, elementos essenciais para o planejamento que objetivasse a mitigação dos impactos e requalificação da área a médio e longo prazo, resultando em um projeto que tentará cessar o déficit do balanço sedimentar na DPS contribuindo para a sua recuperação em volume e área, com a instalação dos conjuntos de Estruturas Guias de Corrente Eólica (EGCE).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Geociências do Nordeste

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.