Zoneamento Eólico e Transporte dos Sedimentos na área dos Corredores Eólicos do PARNA de Jericoacoara, Ceará, Brasil

Wind Zoning and Sediment Transport in the PARNA Wind Corridors area of Jericoacoara, Ceará, Brazil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2025v11n1ID32625

Resumo

O estudo analisou o comportamento do transporte de sedimentos na Zona de Praia localizada entre a Praia do Preá e de Jericoacoara no Parque Nacional de Jericoacoara – PARNA.

As limitações físicas de medições in situ do transporte de sedimentos em praias, principalmente o longitudinal, restringem os estudos nestes ambientes à parte subaérea. Foram escolhidos os métodos de armadilhas de sedimentos, sendo realizadas 04 campanhas de coleta e medição, para o reconhecimento, realizadas entre julho de 2019 a fevereiro de 2022, onde se delimitou onze pontos das armadilhas, compreendendo os setores da praia e os corredores eólicos de transporte e alimentação da Duna Pôr do Sol (DPS). Foram utilizadas 3 armadilhas de sedimentos para cada ponto de coleta, distanciados entre si em 5,00 metros.

Com os resultados obtidos, foi realizado um zoneamento eólico-sedimentar, apresentando os processos e efeitos da dinâmica eólica local (erosão e sedimentação), entendendo como ocorre a dinâmica morfológica da área e correlacionando-a com possíveis cenários, elementos essenciais para o planejamento que objetivasse a mitigação dos impactos e requalificação da área a médio e longo prazo, resultando em um projeto que tentará cessar o déficit do balanço sedimentar na DPS contribuindo para a sua recuperação em volume e área, com a instalação dos conjuntos de Estruturas Guias de Corrente Eólica (EGCE).

Downloads

Biografia do Autor

Gustavo Amorim Studart Gurgel, UECE- Universidade Estadual do Ceará; SEMACE - Superintendências Estadual do Meio Ambiente

Possui graduação em Geologia pela Universidade de Fortaleza (1987) , Especialização em Planejamento e Administração de Recursos Naturais pela UCSAL - Universidade Católica de Salvador e UNESCO, mestrado em Geologia pela Universidade Federal do Ceará (2004). Energia e Restrições Ambientais, Doutorando em Geografia pela UECE. Possui experiência na área de Geociências, com ênfase em Mineração e Meio Ambiente, e atividades Socioambientais.

Fábio Perdigão Vasconcelos, Professor Associado da UECE, Coordenador do Laboratório de Gestão Integrada da Zona Costeira – LAGIZC da Universidade Estadual do Ceará – UECE/ PROPGEO, Fortaleza, Ceará, Brasil

Graduado em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Ceará- UFC (1979), com Especialização em Oceanografia pela Universidade de São Paulo USP (1984), Doutorado em Ciências da Terra com ênfase em Oceanografia Ambiental Costeira pelo Instituto de Ciências e Técnicas da Universidade de Nantes na França (1992) e Pós-Doutorado em Geografia na área de Gestão Integrada da Zona Costeira no Laboratório de Geografia, Litoral e Mar do Instituto de Geografia e Planejamento Regional da Universidade de Nantes na França (2003). Professor Associado da Universidade Estadual do Ceará, atuando na Graduação em Geografia com a Disciplina de Oceanografia. Fundador e Professor Permanente do Mestrado e Doutorado em Geografia da UECE (Nota 4 CAPES) com as disciplinas de Gestão Integrada da Zona Costeira e Seminários de Tese. Atua nas Especializações em Planejamento e Gestão Ambiental, e Turismo e Meio Ambiente da UECE com as disciplinas de Dinâmica de Sistemas Litorâneos e Impactos Sócioambientais do Turismo Litorâneo. Atualmente é Coordenador do Mestrado Profissional em Turismo da UECE. Coordenador e Líder do Grupo de Pesquisa do Laboratório de Gestão Integrada da Zona Costeira (LAGIZC), certificado pela UECE e cadastrado no CNPq. Tem experiência profissional e publicações de livros, artigos científicos e trabalhos técnicos na área ambiental costeira com ênfase em gestão integrada, análise de impactos ambientais, perícia ambiental, oceanografia costeira, dinâmica costeira, poluição ambiental e impactos do turismo litorâneo. Atualmente é Presidente da Comissão Executiva de Concursos e Vestibulares da UECE - CEV.

Adely Pereira Silveira, UECE- Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará - ProPGeo/UECE. Licenciada em Geografia pela Universidade Cruzeiro do Sul/SP. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará - ProPGeo/UECE. Especialista em Planejamento e Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Graduada em Geografia/Bacharelado pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Vinculada ao Laboratório e Grupo de Pesquisa "Gestão Integrada da Zona Costeira" (CNPq/UECE). Tem experiência em Geociências com ênfase em Geografia Física atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação de Impactos Ambientais em Zonas Costeiras; Gestão Integrada da Zona Costeira. Atualmente participa do: Monitoramento Socioambiental das Obras de Recuperação do Aterro da Praia de Iracema e da Construção do Aterro da Beira Mar de Fortaleza(LAGIZC/UECE); Programa de Automonitoramento de Proteção Costeira e Sedimentar da Central Eólica da Praia do Morgado no Município de Acaraú/CE (LAGIZC/UECE) ; Programa de Automonitoramento de Proteção Costeira e Sedimentar da Central Eólica Volta do Rio no Município de Acaraú/CE (LAGIZC/UECE) ; Plano Básico Ambiental - Monitoramento Ambiental do Terminal de Passageiros do Porto do Mucuripe - Fortaleza/CE (LAGIZC/UECE/DOCAS) ; Monitoramento Ambiental Morfossedimentar da Duna do Por do Sol na Praia de Jericoacoara - Ceará (LAGIZC/ICMBio) e do Monitoramento Ambiental da Morfodinâmica Costeira das praias de Parajuru e Prainha do Canto Verde no Município de Beberibe/CE(LAGIZC/UECE/ICMBio).

Danilo Vieira dos Santos, Mestre em Geografia pela UECE/PRPOPGEO/LAGIZC da Universidade Estadual do Ceará – UECE/ PROPGEO, Fortaleza, Ceará, Brasil

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Geografia (ProPGeo) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). É Integrante do Laboratório de Gestão Integrada da Zona Costeira - (LAGIZC) e membro do grupo de estudos de Gestão Integrada da Zona Costeira (GIZC/CNPq). Atualmente ocupa o cargo de professor efetivo na rede municipal de ensino de Fortaleza

João Barros Gurgel Júnior, SEMACE - Superintendência Estadual do |Meio Ambiente

Geólogo, colaborador do Laboratório de Gestão Integrada da Zona Costeira – LAGIZC da Universidade Estadual do Ceará – UECE/ PROPGEO.

Publicado

11-03-2025

Como Citar

GURGEL, G. A. S. .; VASCONCELOS, F. P. .; SILVEIRA, A. P.; SANTOS, D. V. dos .; JÚNIOR, J. B. G.; GOMES, D. D. M. Zoneamento Eólico e Transporte dos Sedimentos na área dos Corredores Eólicos do PARNA de Jericoacoara, Ceará, Brasil: Wind Zoning and Sediment Transport in the PARNA Wind Corridors area of Jericoacoara, Ceará, Brazil. Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 489–503, 2025. DOI: 10.21680/2447-3359.2025v11n1ID32625. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/32625. Acesso em: 3 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos