Foco e Escopo

A Revista de Geociências do Nordeste – REGNE é um periódico semestral do Laboratório de Geoprocessamento e Geografia Física - LAGGEF, do Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, que tem como objetivo, a difusão do conhecimento da Área de Ciências Exatas e Naturais, com foco nas Geociências. Onde serão publicados artigos científicos autênticos, originais e de relevância para as pesquisas e difusão dos conhecimentos referentes à espacialização e dinâmica natural do território brasileiro.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos submetidos à REGNE serão enviados para análise de dois revisores (que não são afiliados a mesma instituição dos autores) para que sejam dados pareceres quanto à aceitação ou não do estudo para publicação. Em caso de pareceres contrários, um terceiro revisor será contatado para que possa realizar uma nova avaliação de desempate.

Será adotado o sistema de avaliação duplo-cega, para isso, os revisores receberão os manuscritos sem a identificação dos autores e os autores não saberão a identificação dos revisores. Com isso, estará assegurada uma avaliação imparcial e isenta dos artigos.

Após a avalição e parecer dos revisores, os artigos aceitos serão remetidos aos autores para que possam realizar as modificações e adequações sugeridas/exigidas. Os autores terão um prazo de 15 (quinze dias) para realizar as alterações no arquivo e enviar novamente para REGNE, via plataforma de acesso.

Após revisão, será elaborada uma versão preliminar da publicação com todas as informações e formatações da revista a ser enviada aos autores para conferência. Em caso de aceite dos autores, o artigo seguirá para a fila de espera para publicação nos volumes da revista.

Todas as informações, dados e conceitos científicos emitidos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de exclusiva responsabilidade dos autores. Ficando a REGNE, isenta de quaisquer responsabilidades quanto à inexatidão e/ou uso indevido das informações contidas nos artigos.

Periodicidade

A REGNE é um periódico semestral (Janeiro-Junho/Julho-Dezembro) de fluxo contínuo. 

Política de Acesso Livre

A REGNE oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico de Geociências ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

APC (Taxa de Processamento Artigos) 

Esta revista não cobra APCs e nenhum encargo de submissão. 

Política de Licenciamento 

Esta revista adota a licença Atribuição- Sem Derivações CC BY-NC-SA. Esta licença permite a redistribuição, não comercial, desde que o trabalho seja distribuído inalterado, com crédito atribuído aos autores dos artigos. Informações adicionais sobre a licença podem ser obtidas no site https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ 

Declaração de Direito Autoral  

Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Declaração de Ética e Melhores Práticas

A Revista de Geociências do Nordeste adota os princípios e orientações éticas estabelecidas no "Committee on Publication Ethics" (https://publicationethics.org/), estando, dessa forma, comprometida com as melhores práticas de publicação de trabalhos científicos. A Revista de Geociências do Nordeste é responsável pela implementação da Declaração de Ética e Boas Práticas com relação a todos os trabalhos publicados. Deste modo, a REGNE se responsabiliza por apoiar a liberdade de expressão, estar à disposição dos leitores, autores e revisores para qualquer necessidade, garantir que todos os trabalhos tenham o mesmo critério de avaliação, e manter a qualidade dos trabalhos publicados. Todos os artigos passam por um processo de avaliação às cegas e são submetidos a procedimentos anti-plágio. Todo o processo de revisão feito pelos avaliadores é feito no sistema da revista garantindo proteção e confidencialidade dos avaliadores. A REGNE adota o sistema Open Journal Systems (OJS) de gerenciamento e publicação de periódicos científicos. Os editores adotaram procedimentos necessários, definidos pela revista, em caso de reclamações de natureza e conflito éticos. Todas as reclamações devem ser investigadas e retidas. Os autores que submeterem artigos à REGNE deverão ler e estar de acordo com todas as informações e orientações contidas na página da revista. Os autores deverão declarar eventuais conflitos de interesse e, estarem de acordo com as políticas adotadas pela revista e as condições para a submissão. Os autores no processo de submissão deverão confirmar se estão de acordo com as condições para a submissão para prosseguir no processo de envio do artigo. Os autores se responsabilizam por todos os dados e informações encaminhadas, bem como da sua veracidade. Os autores deverão, a qualquer tempo, notificar os editores sobre qualquer erro na sua publicação. 

Política Anti-plágio

Antes de serem publicados, os artigos submetidos serão verificados pelo software CopySpider para identificação de plágio, sendo assim, os autores devem garantir a originalidade dos manuscritos e caso utilizem textos de outros autores, estes devem ser devidamente citados e referenciados. Praticar plágio em todas as suas formas é um comportamento editorial antiético e inadmissível. 

Arquivamento

Esta revista utiliza a Rede de Preservação PKP (PKP PN) que preserva digitalmente os periódicos do OJS. 

DOI (Digital Object Identifier) 

 As publicações do ano 2019 em diante terá a atribuição do DOI.

Qualis

Geociências - A4

Bases de Dados Indexada 

A Revista de Geociências do Nordeste (REGNE) publica todos os seus artigos com DOI específico e se encontra indexada nas seguintes bases de dados: 

- Diadorim;

- Latindex;

- REDIB;

- Sumários.org;

- DOAJ;

- Portal de Periódicos (CAPES);