Foco e Escopo

A Revista de Geociências do Nordeste – REGNE é um periódico semestral do Laboratório de Geoprocessamento e Geografia Física - LAGGEF, do Centro de Ensino Superior do Seridó - CERES da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, que tem como objetivo, a difusão do conhecimento da Área de Geociências. Onde serão publicados artigos científicos autênticos, originais e de relevância para as pesquisas e difusão dos conhecimentos referentes à espacialização e dinâmica natural da Terra.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos submetidos à REGNE serão enviados para análise de dois revisores (que não são afiliados a mesma instituição dos autores) para que sejam dados pareceres quanto à aceitação ou não do estudo para publicação. Em caso de pareceres contrários, um terceiro revisor será contatado para que possa realizar uma nova avaliação de desempate.

Será adotado o sistema de avaliação duplo-cega, para isso, os revisores receberão os manuscritos sem a identificação dos autores e os autores não saberão a identificação dos revisores. Com isso, estará assegurada uma avaliação imparcial e isenta dos artigos.

Após a avalição e parecer dos revisores, os artigos aceitos serão remetidos aos autores para que possam realizar as modificações e adequações sugeridas/exigidas. Os autores terão um prazo de 15 (quinze dias) para realizar as alterações no arquivo e enviar novamente para REGNE, via plataforma de acesso.

Após revisão, será elaborada uma versão preliminar da publicação com todas as informações e formatações da revista a ser enviada aos autores para conferência. Em caso de aceite dos autores, o artigo seguirá para a fila de espera para publicação nos volumes da revista.

Todas as informações, dados e conceitos científicos emitidos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de exclusiva responsabilidade dos autores. Ficando a REGNE, isenta de quaisquer responsabilidades quanto à inexatidão e/ou uso indevido das informações contidas nos artigos.

Periodicidade

A REGNE é um periódico semestral (Janeiro-Junho/julho-Dezembro) de fluxo contínuo. 

Política de Acesso Livre

A REGNE oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico de Geociências ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

Taxa de Publicação

Após a aceitação do artigo para publicação é requerido o pagamento de R$ 200,00 (duzentos reais) não reembolsáveis, que deverá ser pago mediante GRU Simples para autores residentes no Brasil, autores de outros países serão comunicados da forma de pagamento pelo editor após a aceitação do artigo. O(s) Autor(es) deverá(ão) digitalizar a guia GRU e o comprovante bancário de pagamento para anexá-los, obrigatoriamente, no e-mail da Revista de Geociências do Nordeste (regneufrn@gmail.com) informando o ID (cinco números), gerado no momento da finalização da submissão e o título do artigo. O(s) autor(es) terá(ão) um prazo máximo de 5 (cinco) dias úteis para efetuar o pagamento e encaminhar os devidos comprovantes, sob pena de arquivamento imediato do artigo.

 A taxa de publicação tem um valor fixo. A orientação para a emissão da GRU Simples segue abaixo.

ORIENTAÇÕES PARA PAGAMENTO

Orientação para emissão e pagamento mediante GRU Simples

Roteiro para emissão da GRU Simples.

  1. Acessar o endereço eletrônico do Tesouro Nacional na internet: http://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru_novosite/gru_simples.asp
  2. Preenchimento dos Campos:
    a. Unidade Gestora (UG): Digitar o n.º 153103;
  3. Gestão: Digitar o n.º 15234;
  4. Nome da Unidade: Preenchido automaticamente pelo sistema (aparecerá o nome UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE);
  5. Código de Recolhimento: Escolher o n.º 28832-2- Serviços educacionais;

“Clique em avançar”

  1. Número de Referência: Digitar o n.º 181508;
  2. Competência: Digitar o mês e ano de pagamento da taxa de publicação (Exemplo: 04/2020, quando o mês de competência for abril de 2020);
  3. Vencimento: Digitar a data de pagamento da taxa de publicação;
  4. Contribuinte (CPF ou CNPJ): N.º de CNPJ da empresa ou digitar o n.º de CPF do autor do artigo;
  5. Nome do contribuinte: Digitar o nome do autor do artigo;
  6. Valor Principal: Digitar o valor de R$ 200,00;
  7. Descontos/Abatimentos: não preencher;
  8. Outras Deduções: não preencher;
  9. Juros/Encargos: não preencher;
  10. Outros Acréscimos: não preencher;
  11. Valor Total: mesmo valor informado no campo “Valor Principal”;
  12. Selecione uma opção de geração: escolha a opção mais conveniente.

“clique em Emitir GRU”

  1. Observações e Orientações:
  2. Os dados acima mencionados deverão ser corretamente preenchidos, principalmente o número de referência, caso contrário, o valor depositado não será disponibilizado para a REGNE, o que resultará no arquivamento da publicação;
  3. O pagamento só poderá ser realizado, exclusivamente, em agências do Banco do Brasil;

O pagamento poderá ser realizado nos terminais bancários por meio de leitura ótica do código de barras ou pela digitação de sua sequência numérica. Para isso, deve-se acessar as seguintes opções:

Pagamentos; Com Código de barras; IPVA / GRU / Taxas Detran / ICMS.

Na Internet (Opção válida somente para clientes do Banco do Brasil)

Na página do Banco do Brasil (www.bb.com.br), o contribuinte pode efetuar o pagamento da GRU digitando a sequência numérica do código de barras ou realizando sua leitura ótica. Para isso, deve acessar sua conta e, em seguida, as opções abaixo:

Conta Corrente e Consultas; Pagamentos; Com código de barras; GRU Simples.

Política de Licenciamento 

Esta revista adota a licença CC-BY. Esta licença permite a redistribuição comercial, desde que o trabalho seja distribuído com crédito atribuído aos autores dos artigos. Informações adicionais sobre a licença podem ser obtidas no site https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt

Declaração de Direito Autoral  

Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: 

Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à REGNE o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com o reconhecimento da autoria do trabalho e a publicação inicial nesta revista. 

Os autores estão autorizados a assinar contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em um repositório institucional ou como um capítulo de livro), com o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. 

Os autores são autorizados e incentivados a publicar e distribuir seus trabalhos on-line (por exemplo, em repositórios institucionais ou em suas páginas pessoais) a qualquer momento antes ou durante o processo editorial, pois isso pode gerar mudanças produtivas e aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (consulte O efeito do acesso gratuito)

Os autores são responsáveis pelo conteúudo do manuscrito publicado na revista. 

Declaração de Ética e Melhores Práticas

Esta declaração define os princípios éticos adotados pela Revista de Geociências do Nordeste, bem como, as melhores práticas de todo o processo de publicação dos trabalhos encaminhados à REGNE.

A Revista de Geociências do Nordeste adota os princípios e orientações éticas estabelecidas no "Committee on Publication Ethics" (http://publicationethics.org/), estando, dessa forma, comprometida com as melhores práticas de publicação de trabalhos científicos. São assegurados no processo avaliativo os princípios da impessoalidade e confidencialidade, evitando conflitos de interesses.

RESPONSABILIDADES: A Revista de Geociências do Nordeste é responsável pela implementação da Declaração de Ética e Boas Práticas com relação a todos os trabalhos publicados. Deste modo, a REGNE se responsabiliza por apoiar a liberdade de expressão, estar à disposição dos leitores, autores e revisores para qualquer necessidade, garantir que todos os trabalhos tenham o mesmo critério de avaliação, manter a qualidade dos trabalhos publicados e, publicar erratas quando necessário. Todos os artigos passam por um processo de avaliação às cegas e são submetidos a procedimentos anti-plágio. Todo o processo de revisão feito pelos avaliadores é feito no sistema da revista garantindo proteção e confidencialidade dos avaliadores. A REGNE adota o sistema Open Journal Systems (OJS) de gerenciamento e publicação de periódicos científicos.

Responsabilidades dos Editores: Os editores possuem a responsabilidade de garantir que os todos os artigos tenham os mesmos critérios sem qualquer discriminação. Todos os artigos receberam os mesmos critérios de avaliação adotados pela revista, sem qualquer discriminação, sendo considerado somente o mérito acadêmico/científico. Os editores adotaram procedimentos necessários, definidos pela revista, em caso de reclamações de natureza e conflito éticos. Todas as reclamações devem ser investigadas e retidas.

Responsabilidades dos Revisores: Todos os revisores, antes do começo do processo de avaliação, deverão declarar qualquer conflito de interesse e ético. Os revisores deverão contribuir para a tomada de decisão, além de auxiliar na melhoria da qualidade dos artigos publicados na Revista de Geociências do Nordeste. Todos os revisores deverão seguir o processo de avaliação determinado pela REGNE, preenchendo formulário específico de avaliação (que é disponibilizado após o aceite de revisão), além de indicar as melhorias que deverão ser feitas ao longo do texto. Os revisores deverão alertar os editores para quaisquer artigos que possuam semelhança a outros já publicados.

Responsabilidades dos Autores: Os autores que submeterem artigos à Revista de Geociências do Nordeste deverão ler e estar de acordo com todas as informações e orientações contidas na página Sobre e Submissão da revista (https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/about e https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/about/submissions). Os autores deverão declarar eventuais conflitos de interesse e, estarem de acordo com as políticas adotadas pela revista e as condições para a submissão. Os autores no processo de submissão deverão confirmar se estão de acordo com as condições para a submissão para prosseguir no processo de envio do artigo. Os autores se responsabilizam por todos os dados e informações encaminhadas, bem como da sua veracidade. Os autores deverão, a qualquer tempo, notificar os editores sobre qualquer erro na sua publicação. Quando necessário, ajudar os editores na publicação de Errata.

Política Anti-plágio

Antes de serem publicados, os artigos submetidos serão verificados pelo software CopySpider para identificação de plágio, sendo assim, os autores devem garantir a originalidade dos manuscritos e caso utilizem textos de outros autores, estes devem ser devidamente citados e referenciados. Praticar plágio em todas as suas formas é um comportamento editorial antiético e inadmissível. 

Arquivamento

Esta revista utiliza a Rede de Preservação PKP (PKP PN) que preserva digitalmente os periódicos do OJS. 

DOI (Digital Object Identifier) 

As publicações do ano 2019 em diante terá a atribuição do DOI.

Bases de Dados Indexada 

A Revista de Geociências do Nordeste publica todos os seus artigos com DOI específico e se encontra indexada nas seguintes bases de dados: 

- Diadorim;

- Latindex;

- REDIB;

- Sumários.org;

- DOAJ;

- Portal de Periódicos (CAPES); 

- ERIH PLUS