O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Os textos para submissão devem ser redigidos em português ou inglês, textos em português após aprovados deveram ser traduzidos para o inglês para que sejam publicados nas duas línguas. Solicitamos declaração de tradução dos artigos.
  • Os trabalhos a serem submetidos à REGNE devem ser originais e inéditos.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • Manuscrito formatado sem identificação de autoria (garantia para avaliação às cegas) com no máximo 40.000 caracteres.
  • Manuscrito deve seguir as diretrizes no tópico "ORIENTAÇÕES PARA AUTORES" na seção "SUBMISSÃO" e estar formatado dentro do template da revista.
  • Os títulos do manuscrito, bem como os resumos, devem ser escritos em três idiomas, português, inglês e espanhol.
  • Os endereços devem ser incluídos como texto ativo (ex: https://www.ufrn.br).
  • Não é permitida a submissão do mesmo artigo para outros veículos de publicação.
  • O autor é inteiramente responsável pelo conteúdo do artigo.
  • A REGNE submete os originais enviados a um processo acadêmico de revisão por pares (duplo-cego).
  • Indicação do ID do ORCID e link para o Currículo Lattes (para autores brasileiros).

Diretrizes para Autores

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

O trabalho deve receber título, nome completo de todos os autores, título acadêmico, instituição e endereço de e-mail do autor.

Manuscrito deve estar formatado dentro do template da revista:

Título do trabalho: o trabalho deve ter um título curto e direto, direcionado ao leitor em geral. Deve ser breve, suficientemente específico e conter as palavras-chave. O título deve estar em português, espanhol e inglês.

Resumo: O trabalho deve ser acompanhado de um resumo (200 palavras), descrevendo de forma breve e clara os principais objetos e resultados do trabalho. Deve ser traduzido para português, espanhol e inglês.

Agradecimento: Os colaboradores podem receber agradecimento em um parágrafo separado no final do artigo que deve ser o mais breve possível.

Materiais gráficos: Os gráficos e fotografias devem ser legíveis e nítidos para o leitor e fornecidos em formato jpg (preto e branco ou colorido). Eles devem ser indicados por numeração sequencial. Se as ilustrações enviadas já foram publicadas, mencionar a fonte.

Gráficos e tabelas: Gráficos e tabelas são essenciais para entender a comunicação. Devem ser acompanhados de cabeçalho para entender o significado das informações sem referência ao texto, de acordo com as regras atualizadas de apresentação tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Eles também têm sua própria numeração sequencial para cada tipo e seus locais devem ser marcados no texto, indicando o número do pedido.

 

NORMAS DOS ARTIGOS

Os artigos devem ser submetidos às normas da ABNT: NBR-10520 (informação e documentação - cotação - apresentação) e NBR-6023 (informação e documentação - referência - elaboração) a partir de agosto de 2002.

 

NBR-10520

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO

-O sobrenome do autor deve estar em minúsculas quando aparecer diretamente no texto. Quando entre parênteses, deve ser maiúsculo.

Exemplo:

Bird (2008) demarcates again coastline to the maximum limit of action of the waves in high tide, which can be in the base of cliffs or in the limit of the appearance of dunes or even to the limit of dry land.

Durante a década de 1970 Edmon Nimer e sua equipe no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) propuseram um modelo metodológico de classificação de climas baseado na “necessidade de conjugar métodos tradicionais a métodos dinâmicos” (NIMER, 1979, p.75), ou seja, levando em considerações as normais do clima em conjunção com uma classificação genético-dinâmica de climas zonais e regionais.

 

-Especifique no texto a página, tomo ou seção da fonte consultada, quando entre aspas diretas. Eles devem seguir a data, separados por vírgula. Nas paráfrases, a indicação das páginas consultadas é opcional.

Exemplo:

Usualmente é atribuída maior relevância ao fenômeno da brisa marítima, pois esta costuma carregar umidade do oceano para o interior do continente até distâncias de cerca de 300 km. Ao contrário, a brisa terrestre costuma provocar precipitações sobre o oceano. Entretanto, em estudo clássico Kousky (1980) percebeu que áreas costeiras do NEB (especialmente no trecho oriental) experimentam o máximo de precipitação no período noturno (entre 21h e 9h no horário local). Isso ocorreria “devido à convergência entre o fluxo médio de ar próximo à superfície procedente do oceano, e o fluxo superficial do continente para o mar devido à brisa terrestre” (TEIXEIRA, 2008, p. 283). Nas áreas entre 150-300 km para o interior, o máximo de precipitação seria registrado entre 15h e 21h local.

 

-A citação direta de até três linhas deve ser colocada entre aspas.

Exemplo:

A concavidade de trechos do litoral setentrional no NEB faz com que a convergência em baixos níveis da brisa terrestre com os ventos sinóticos (Alísios de sudeste) origine uma frente de brisa “no oceano, que dá origem em geral, a nuvens dispostas na forma de um grande arco com concavidade contrária à concavidade da costa” (TEIXEIRA, 2008, p. 287).

 

-Mais de três linhas de citação direta devem ser destacadas com espaço de 1 cm de margem esquerda usando letra menor do que a usada no texto principal.

Exemplo:

A respeito do trabalho do cientista russo, Rodrigues (2001, p. 73) comenta:

Os geossistemas, embora sejam considerados "fenômenos naturais", devem ser estudados à luz dos fatores econômicos e sociais que influenciam sua estrutura. Os geossistemas podem refletir parâmetros sociais e econômicos que influenciam importantes conexões em seu interior. Essas influências antropogênicas podem representar o estado diverso do geossistema em relação ao seu estado original. Esse estado derivado muitas vezes pode ser mantido por meio de outras intervenções técnicas, também passíveis de reconhecimento.

 

SISTEMA DE CHAMADA

- As citações devem ser indicadas no texto por um sistema de chamada autor-data.

-Quando o nome do autor e a instituição responsável fazem parte da frase, você deve indicar a data e a página entre parênteses (citação direta).

Exemplo:

De acordo com Melo, Cavalcanti e Souza (2009, p. 26):

Um conjunto de variáveis meteorológicas que atua sobre a faixa equatorial dos oceanos pode definir a ZCIT, a saber: a Zona de Convergência dos Alísios (ZCA), a região do cavado equatorial, as áreas de máxima Temperatura da Superfície do Mar (TSM) e de máxima convergência de massa, e a banda de máxima cobertura de nuvens convectivas.

 

-As citações de diferentes textos do mesmo autor e publicadas no mesmo ano são diferenciadas pela adição de letras em ordem alfabética após data sem espaço, conforme lista de referência.

Exemplo:

O porto serviria para escoar além do sal outros produtos dos sertões do Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, mas a plataforma continental bastante rasa não abrigaria navios de grande porte (FEMENICK, 2007d) e o projeto foi abandonado.

 A Rede Ferroviária Federal S/A quis construir uma linha ferroviária ligando Areia Branca e Macau a Natal, a fim de embarcar a produção de sal das fozes dos rios Açu e Mossoró pelo porto de Natal, o que também não vingou (FEMENICK, 2007e).

Outra solução aventada foi a construção de ilhas artificiais, uma nas proximidades de Macau e outra próxima a Areia Branca (FEMENICK, 2007d), mas as limitações financeiras e a maior força política de Mossoró levaram a construção de um só Porto-Ilha, que ficaria nas cercanias marítimas de Areia Branca

 

-Paráfrases de diferentes autores e documentos listados simultaneamente devem ser separadas por ponto e vírgula em ordem alfabética.

Exemplo:

The coast in the State of Sergipe has no record of erosion problems on its beaches (BITTENCOURT; OLIVEIRA; DOMINGUEZ, 2006; DOMINGUEZ et al., 2016; DOMINGUEZ; GUIMARÃES; BITTENCOURT, 2018), but in the last decade there has been a significant reduction of its sandy beaches in some stretches.

 

 NBR 6023

REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO

-As referências devem estar alinhadas à margem esquerda do texto em espaço simples e separadas por espaçamento de 8pt.

-O tipo de letra em negrito do recurso usado para destacar o elemento de título.

 

MODELOS DE REFERÊNCIA

-Livro:

Bird, E. Coastal Geomorphology: An Introduction. New Jersey, USA: John Wiley & Sons, 2008. 436p.

-Capítulo de livro:

MELO, A. B. C.; CAVALCANTI, I. F de A.; SOUZA, P. P. Zona de Convergência Intertropical do Atlântico. In: CAVALCANTI, I. F. A.; FERREIRA, N. J.; SILVA, M. G. A. J.; DIAS, M. A. F. S. (Org.). Tempo e Clima no Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 2009. p. 26-42.

-Manual:

INMET. Instituto Nacional de Meteorologia. Normais Climatológicas do Brasil 1961-1990. Organizadores: Andrea Malheiros Ramos, Luiz André Rodrigues dos Santos, Lauro Tadeu Guimarães Fortes. Brasília, DF: INMET, 2009.

-Periódico:

Diniz, M.T.M.; Oliveira, G.P. A proposal for a mesoscale compartmentation of the Brazilian Northeast Coast. Revista Brasileira de Geomorfologia, v. 17, n. 3, 565-590, 2016.

-Tese e dissertação:

PEREIRA, W. L. Cabo das tormentas e vagas da modernidade: uma história da Companhia Nacional de Álcalis e de seus trabalhadores, Cabo Frio (1943 – 1964) Arraial do Cabo. Niterói, 2009. 479f. Tese (Doutorado em História). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal Fluminense, Niterói-RJ, 2009.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.