Incidência do Amarelecimento fatal da palma de óleo em resposta à resistência a penetração do solo

Incidence of Fatal yellowing of oil palm in response to soil penetration

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2447-3359.2025v11n1ID37895

Resumo

Estudos sobre fatores abióticos têm ganhado destaque nas pesquisas sobre o Amarelecimento Fatal (AF) da palma-de-óleo (Elaeis guineensis Jacq.). A aplicação de técnicas geoestatísticas, especialmente a krigagem ordinária, amplia a análise desses fatores, proporcionando uma visão mais holística do ambiente de estudo. O presente trabalho objetivou analisar a influência da Resistência à Penetração do Solo (RPS) sobre a incidência do AF da palma-de-óleo, utilizando técnicas geoestatísticas. O estudo foi realizado na Fazenda Nogami, em Igarapé-Açu (Pará), em uma plantação de 6,3 hectares com 10,24% de plantas afetadas. Após aferir a RPS com um penetrômetro de solos, os dados foram submetidos a testes descritivos e de normalidade, seguidos pela construção do semivariograma e pela krigagem ordinária, gerando o mapa temático da distribuição espacial da RPS. A partir do inventário fitossanitário georreferenciado e do mapa, determinou-se a RPS para cada planta, constituindo dois grupos: Plantas Com AF e Plantas Sem AF. Dada a não normalidade dos dados (teste de Shapiro-Wilk), utilizou-se o teste de Mann-Whitney, revelando maior prevalência de AF em áreas com maior RPS.

Downloads

Biografia do Autor

Nelson Ken Narusawa Nakakoji, Universidade Federal Rural da Amazônia, PGAgro/UFRA, Belém/PA, Brasil

Mestre em Agronomia. Expertise em Agricultura de Precisão, Geoestatística e Geoprocessamento. Experiência em pesquisa de variabilidade espacial de atributos do solos e produtividade em Palma-de-óleo. Habilidade no uso de sistemas de informação geográfica (SIG) e modelos estatísticos para análises agronômicos, com foco na otimização da gestão agrícola sustentável.

Ítala Duam Souza Narusawa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, PPGSR/CEPSRM, Porto Alegre/RS, Brasil

Bacharel em Agronomia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará- Campus Castanhal. Colaborou com o Projeto Diagnóstico Socioterritorial de Segurança Pública no Município de Ananindeua (IFPA- Campus Ananindeua), projeto de pesquisa sobre criminalidade violenta em Ananindeua, auxiliando no levantamento, organização e análise de dados secundários quantitativos. Foi participante do Núcleo de Pesquisa em Ciência do Solo e Água na Amazônia- NUPECSA, e participante do Programa de Educação Tutorial de Agronomia (este ligado a atividades de pesquisa, ensino e extensão universitárias, no nível de graduação), ambos projetos do IFPA- Campus Castanhal. Tem desenvolvido pesquisas com a inserção de tecnologias digitais como o Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto e Sistemas de informações Geográficas (SIGs), nas áreas de ciências ambientais e agrárias. Foi bolsista de Iniciação Tecnológica pelo PIBITI (2020 - 2022), bolsista do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos - Integração produtiva e tecnológica para o desenvolvimento sustentável e empreendedorismo feminino no estado do Pará - Projeto Meninas da Geotecnologia (2022).

Cleison Freitas da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Castanhal/PA, Brasil

Graduando em Engenharia Agronômica pelo Instituto Federal do Pará - IFPA Campus Castanhal

Pedro Guerreiro Martorano, Universidade Federal Rural da Amazônia, PGAgro/UFRA, Belém/PA, Brasil

Possui graduação em Engenharia Florestal (1980) e mestrado em Ciências Florestais (2000) pela Universidade Federal Rural da Amazônia. Atualmente atua como engenheiro florestal do instituto ciberespacial da Universidade Federal Rural da Amazônia. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Sensoriamento Remoto e Monitoramento Ambiental. Atualmente é aluno do curso de Pós-Graduação em Agronomia (UFRA/PGAGRO) e desenvolve pesquisas em projetos de produção de açúcar e álcool através do projeto de tese: USO DE GEOTECNOLOGIAS EM LEVANTAMENTOS POR SENSORESORBITAIS E AEROTRASPORTADOS EM LAVOURA DE CANA-DEAÇUCAR NO MUNICÍPIOS DE ULIANÓPOLIS, PARÁ tendo como orientador o Professor Dr. João Fernandes da Silva Júnior.

Felix Lelis da Silva , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA/Campus Castanhal/PA, Brasil

Possui doutorado em Ciências Agrárias pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia com pesquisa vinculada aos Agroecossistemas da Amazônia - UFRA (2016). Graduação em Estatística Bacharelado pela Universidade Federal do Pará (2001), licenciado em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2013) com mestrado em Matemática e Estatística pela Universidade Federal do Pará (2007). Atuou como estatístico na Escola de Governo do Estado do Pará, professor da Faculdade de Tecnologia da Amazônia, tutor à distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e nos programas PRONATEC e PARFOR. Atualmente é professor do Instituto Federal do Pará - Campus Castanhal atuando na área de Estatística, Matemática e Computação. 

Paulo Roberto Silva Farias, Universidade Federal Rural da Amazônia, UFRA/ Campus Belém/PA, Brasil

Professor Titular da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), mestre em Agronomia (Entomologia Agrícola) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), doutor em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Universidade Politécnica de Barcelona (1999) e Pós-Doutor pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Defesa Fitossanitária, atuando principalmente nos seguintes temas: geoestatística, sistema de posicionamento global (GPS), sistema de informação geográfico (SIG) e agricultura de precisão. 

Tiago de Melo Sales, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA/Campus Castanhal/PA, Brasil

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2008), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2011) e doutorado em Entomologia pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq/USP) (2015). Tem experiência nas áreas de insetos vetores de fitopatógenos, dinâmica populacional e distribuição espacial de pragas. Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Castanhal, atuando nos cursos Técnico em Agropecuária, Bacharelado em Agronomia e Especialização em Integração Lavoura Pecuária Floresta na Amazônia. 

Jose Gilberto Sousa Medeiros , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA/Campus Castanhal/PA, Brasil

Engenheiro Agrônomo formado pela Faculdade de Ciências Agrárias do Pará em 1985, hoje Universidade Federal Rural da Amazônia, com Especialização em Heveicultura (1985) e Licenciatura Plena (1997) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná. Mestrado em Agronomia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2009 - Bolsista CAPES). Doutor em Agronomia (Produção Vegetal) pelo Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Produção Vegetal do Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná - UFPR (2016). Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA, Campus Castanhal.

Javier Dias Pita, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, IFPA/Campus Castanhal/PA, Brasil

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2009), possui o Curso de Aperfeiçoamento Profissional em Georreferenciamento de Imóveis Rurais pelo Instituto Federal do Pará (2009) , Mestrado em Ciências Florestais na Universidade Federal Rural da Amazônia (2011) e doutorado em Entomologia Agrícola pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (UNESP) campus Jaboticabal. Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal do Pará - Campus Castanhal, ministrando as disciplinas de Topografia, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto.

Publicado

24-03-2025

Como Citar

NAKAKOJI, N. K. N.; NARUSAWA, Ítala D. S. .; SILVA, C. F. da .; MARTORANO, P. G. .; SILVA , F. L. da .; FARIAS, P. R. S. .; SALES, T. de M. . .; MEDEIROS , J. G. S. .; PITA, J. D. . Incidência do Amarelecimento fatal da palma de óleo em resposta à resistência a penetração do solo: Incidence of Fatal yellowing of oil palm in response to soil penetration . Revista de Geociências do Nordeste, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 527–541, 2025. DOI: 10.21680/2447-3359.2025v11n1ID37895. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/37895. Acesso em: 3 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos