PERCEPÇÕES DE MORADORES E GESTORES LOCAIS SOBRE OS IMPACTOS DO TURISMO NO MUNICÍPIO DE CAMPOS DO JORDÃO (SP):
UM ESTUDO COMPARATIVO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2024v36n3ID33243Resumo
A atividade turística influencia diretamente a produção e o consumo do espaço, promovendo transformações territoriais. Este artigo objetivou identificar os impactos do desenvolvimento do turismo em Campos do Jordão, com base na percepção de moradores e gestores locais, analisando divergências e similitudes em suas avaliações. Na pesquisa, de natureza quantitativa e descritiva, foram aplicados questionários a 345 moradores e 17 gestores do setor público e entidades privadas do setor turístico. Os resultados indicam que ambos os grupos reconhecem efeitos significativos do turismo nas dimensões social, econômica e ambiental. Contudo, divergem quanto à avaliação dos impactos negativos, especialmente os socioambientais. Os achados reforçam a importância de ampliar a participação social no planejamento territorial e de fortalecer ações articuladas para um desenvolvimento local mais equilibrado e sustentável.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sociedade e Território

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.

