A ORIGEM E A CONSTITUIÇÃO ATUAL DOS CENTROS COMERCIAIS DE CAMPINA GRANDE – PB
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2016v28n2ID10066Palavras-chave:
Centros Comerciais, Descentralização, Reestruturação Urbana, Shopping CenterResumo
O presente artigo tem por objetivo analisar a reestruturação do comércio de Campina Grande - Paraíba, localizada no Nordeste brasileiro. O texto aborda a respeito da origem e a constituição dos centros comerciais da área central da cidade, sobretudo, a partir das mudanças ocorridas no setor terciário. Com a recente ascensão desse setor na economia urbana, alguns pequenos centros de comércio emergiram e vem alterando o espaço urbano local. Como metodologia, utilizou-se pesquisa documental em arquivos de jornais para a obtenção de informações desses empreendimentos na última década. Isso nos leva a afirmar que o processo de descentralização pelo qual a área central passa, apresenta uma continuidade cada vez mais evidente, mas, contraditoriamente, ao mesmo tempo, reforça a centralidade do centro de Campina Grande. Sendo assim, observou-se um processo descentralização do comércio local para além da área central, impulsionadas pela expansão da cidade na direção Leste, em consonância com a localização de novos empreendimentos comerciais, a exemplo do shopping center.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.