TRABALHO DO PRODUTOR AGRÍCOLA URBANO E PERIURBANO: HORTICULTORES DO CENTRO-SUL PIAUIENSE

  • Marttem Costa de SANTANA UFPI
  • Everardo de Sousa LUZ UFPI
  • Maurício Ribeiro da SILVA UFPI
  • Maclovia Corrêa da SILVA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
  • Eloy Fassi CASAGRANDE JÚNIOR UTFPR
Palavras-chave: Agricultura urbana e periurbana, produção de alimentos, horticultores.

Resumo

Este trabalho versa sobre a agricultura urbana e periurbana piauiense. O objetivo foi avaliar se as condições de trabalho do produtor agrícola urbano e periurbano contribuem para a produção de alimentos na cidade. Esta atividade social, política e econômica tem pouca visibilidade nas cidades e as condições de trabalho podem ser melhoradas. A pesquisa de campo para coleta de dados, com abordagem qualitativa, abarca uma realidade específica de duas cidades do estado do Piauí. Para os dados coletados foi priorizada a técnica da análise de
conteúdo. Conclui-se ser necessária a participação do poder público para suprir falhas no sistema de produção agrícola em pequena escala visando ampliar as condições de trabalho dos horticultores urbanos. Sugere-se a promoção de palestras, cursos de capacitação técnica, relações humanas no trabalho, noções de primeiros socorros e noções de comercialização.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marttem Costa de SANTANA, UFPI
PROFESSOR
Everardo de Sousa LUZ, UFPI
PROFESSIR
Maurício Ribeiro da SILVA, UFPI
professor
Maclovia Corrêa da SILVA, UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
dalem-ppgte
Eloy Fassi CASAGRANDE JÚNIOR, UTFPR
PROFESSOR
Publicado
08-01-2018
Como Citar
SANTANA, M. C. DE; LUZ, E. DE S.; SILVA, M. R. DA; SILVA, M. C. DA; CASAGRANDE JÚNIOR, E. F. TRABALHO DO PRODUTOR AGRÍCOLA URBANO E PERIURBANO: HORTICULTORES DO CENTRO-SUL PIAUIENSE. Sociedade e Território, v. 29, n. 2, p. 132-153, 8 jan. 2018.