DINÂMICA AGRÍCOLA NO DISTRITO DE CHIBUTO – MOÇAMBIQUE: UM OLHAR SOBRE O NÍVEL DE UTILIZAÇÃO DE SEMENTES CERTIFICADAS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2017v29n2ID13386Palavras-chave:
Dinâmica agrícola, pacotes tecnológicos, produção e produtividade agrícola, insumos agrícolas.Resumo
As projeções de crescimento populacional exigem resposta dinâmica na produção de alimentos. Deste modo, reformas devem ser feitas visando à transformação dos sistemas tradicionais para sistemas baseados em tecnologias mais produtivas, que incluem, dentre várias, o uso de sementes certificadas e mais produtivas que as tradicionais. O trabalho foi realizado no Distrito de Chibuto, e teve como objetivo obter informações sobre a dinâmica na adoção e uso de sementes melhoradas por parte dos agricultores locais. Para o efeito, foram realizadas entrevistas semiestruturadas envolvendo 35 agricultores. Constatou-se que mais de metade (62,9%) dos agricultores inqueridos utiliza sementes certificadas. Há necessidade de se acelerar o associativismo (11,43%) de forma que a assistência aos agricultores por parte de organizações públicas e privadas, possa abrangir mais famílias. 40% dos que tem acesso as sementes certificadas, mostram-se satisfeitos com os aumentos de produtividade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.