EMPREENDIMENTOS TURÍSTICO-IMOBILIÁRIOS E A MODERNIZAÇÃO DOS LITORAIS METROPOLIZADOS – FORTALEZA – CEARÁ.

Autores

  • Alexandre Queiroz Pereira Universidade Federal do Ceará
  • Gabriela Bento Cunha Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2018v30n2ID14407

Palavras-chave:

Urbano, Turismo, Práticas Marítimas,

Resumo

As metrópoles nordestinas passavam por intensas transformações de ordem política, econômica e social no início da década de 1970. O processo de metropolização desenvolve-se sobre a região e, como consequência, intensifica as relações de (re) produção do espaço urbano. Assim, o objetivo é entender o processo de metropolização de Fortaleza, a dinâmica socioespacial contemporânea e seus desdobramentos, com foco na urbanização litorânea, nas atividades de lazer, e mais especificamente, nas formas e funções urbanas derivadas.  Com dados coletados em trabalhos de campo (observações in loco, entrevistas com informantes-chave e descrição elementar via caderneta de campo), analisamos as práticas marítimas como um vetor de expansão urbana da metrópole.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Queiroz Pereira, Universidade Federal do Ceará

Professor Adjunto no Departamento de Geografia da UFC. É, também, pesquisador do Observatório das Metrópoles - Núcleo Fortaleza, coordenando o Laboratório de Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Ceará. É editor de seção da Revista Mercator. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana. São temas correntes em seus escritos: metrópole, região metropolitana, planejamento em geografia, espaço litorâneo, turismo, vilegiatura marítima e cidades no semiárido.

Gabriela Bento Cunha, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Ceará. Desenvolve pesquisas na área de metropolização turística e dos lazeres. Vinculada ao Laboratório de Planejamento Urbano e Regional - LAPUR - UFC e Observatório das Metrópoles.

Downloads

Publicado

16-02-2019

Como Citar

PEREIRA, A. Q.; CUNHA, G. B. EMPREENDIMENTOS TURÍSTICO-IMOBILIÁRIOS E A MODERNIZAÇÃO DOS LITORAIS METROPOLIZADOS – FORTALEZA – CEARÁ. Sociedade e Território, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 169–193, 2019. DOI: 10.21680/2177-8396.2018v30n2ID14407. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/14407. Acesso em: 25 abr. 2024.