PRÁTICAS TURÍSTICAS E ORDENAMENTO TERRITORIAL NA ORLA MARÍTIMA DE CORURIPE/AL

Autores

  • Jucileide da Silva Sobreira Universidade Federal de Sergipe
  • José Wellington Carvalho Vilar Instituto Federal de Sergipe (IFS);Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

DOI:

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2018v30n2ID15179

Palavras-chave:

Práticas Turísticas, Ordenamento Territorial, Orla Marítima

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar as práticas turísticas e as iniciativas de ordenamento territorial desenvolvidas em duas praias do município de Coruripe, Pontal de Coruripe e Lagoa do Pau – Alagoas - Brasil. Compreende-se o uso a partir da apropriação dos recursos naturais para o desenvolvimento de práticas turísticas, e as práticas por meio das ações desenvolvidas envolvendo relações objetivas e subjetivas dos diferentes sujeitos com o espaço. Para coleta de dados empíricos utilizou-se entrevistas com atores sociais e questionários com sujeitos locais. Constatou-se que no Pontal de Coruripe e na Lagoa do Pau o uso e as práticas turísticas são desenvolvidos nas orlas marítimas desvinculados de ações de gerenciamento costeiro e os órgãos competentes não possuem os instrumentos necessários para a fiscalização destes ambientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jucileide da Silva Sobreira, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe (UFS); Membro do Grupo de Pesquisa em Gestão Territorial de Ambientes Costeiros (GESTAC) do Instituto Federal de Sergipe (IFS); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise Regional (GEPAR) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

José Wellington Carvalho Vilar, Instituto Federal de Sergipe (IFS);Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Professor Titular do Instituto Federal de Sergipe (IFS); Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) da Universidade Federal de Sergipe (UFS); Líder do Grupo de Pesquisa Gestão Territorial de Ambientes Costeiros (GESTAC/IFS)

Downloads

Publicado

16-02-2019

Como Citar

SOBREIRA, J. da S.; VILAR, J. W. C. PRÁTICAS TURÍSTICAS E ORDENAMENTO TERRITORIAL NA ORLA MARÍTIMA DE CORURIPE/AL. Sociedade e Território, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 145–168, 2019. DOI: 10.21680/2177-8396.2018v30n2ID15179. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/15179. Acesso em: 26 abr. 2024.