RURALIDADES NO MUNICÍPIO DE PORTO DA FOLHA/SE: ATIVIDADES NÃO AGRÍCOLAS E DINÂMICAS TERRITORIAIS

Autores

  • José Natan Gonçalves da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Sônia de Souza Mendonça Menezes Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2018v30n2ID15277

Resumo

No processo recente de reconfiguração do espaço rural destacam-se discussões acerca da emergência de novas práticas econômicas. Diante disso, este artigo tem como objetivo analisar as interfaces das dinâmicas socioeconômicas associadas ao avanço de atividades não agrícolas no espaço rural do município de Porto da Folha/SE. A metodologia baseia-se em revisões da literatura, pesquisas de campo e aplicação de entrevistas semiestruturadas junto aos agricultores e moradores de comunidades rurais. Evidenciamos a resistência de atividades não agrícolas alicerçadas na dinâmica cultural do território sertanejo, bem como, o crescimento de práticas econômicas comerciais e prestadoras de serviço, até recentemente, restritas ao espaço urbano.

Palavras-chave: Ruralidades. Atividades não agrícolas. Territorialidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sônia de Souza Mendonça Menezes, Universidade Federal de Sergipe

Professora Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Sergipe, Coordenadora do Programa de Pós- Graduação em Geografia PPGEO/UFS. Doutorado em Geografia -PPGEO/UFS. Líder do GRUPAM- Grupo de Estudos e Pesquisas sobre alimentos e manifestações tradicionais. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana, atuando principalmente nas seguintes sub-áreas: Ensino de Geografia, Geografia Cultural, Agrária e Regional. Atualmente orienta alunos na Pós-graduação e coordena projetos de pesquisa relacionados aos Alimentos Identitários saberes, fazeres e reprodução social; Sistemas agroalimentares localizados; Metodologia de Projetos para Educação básica e Projeto Institucional de Iniciação a Docência UFS/CAPES;Projeto de Iniciação Cientifica PIBIC/UFS/CNPq e PIBIC-Júnior envolvendo alunos da educação básica.

Downloads

Publicado

16-02-2019

Como Citar

GONÇALVES DA SILVA, J. N.; MENDONÇA MENEZES, S. de S. RURALIDADES NO MUNICÍPIO DE PORTO DA FOLHA/SE: ATIVIDADES NÃO AGRÍCOLAS E DINÂMICAS TERRITORIAIS. Sociedade e Território, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 101–122, 2019. DOI: 10.21680/2177-8396.2018v30n2ID15277. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/15277. Acesso em: 28 mar. 2024.