DINÂMICA IMOBILIÁRIA NA CIDADE DO NATAL/RN

Autores

  • Osmar Faustino Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Manoel Raymundo de Carvalho Neto Universidade Federal de Pernambuco
  • José Geraldo Pimentel Neto Universidade Federal de Pernambuco
  • Flávio Antônio Miranda de Souza Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2019v31n2ID17832

Resumo

A dinâmica imobiliária pode ser definida como uma somatória de processos que evidenciam a transformação e valoração sobre o uso do solo em uma lógica de produção de imóveis construídos ou de lotes ditos urbanizados. O objetivo do presente trabalho é discutir o mercado imobiliário em Natal em uma perspectiva econômica. A metodologia consiste em uma revisão bibliográfica. Por meio dos dados, ficou perceptível que alguns bairros de Natal são mais valorizados do que outros, atraindo assim, maiores investimentos e especulação imobiliária, encarecendo essas áreas, o bairro de Nova Parnamirim é um exemplo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Osmar Faustino Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Economia, desenvolvimento regional, desenvolvimento territorial, políticas públicas. Foi voluntário do Grupo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Trabalho, Inovação e Sustentabilidade - GEPETIS. Como também foi bolsista de extensão no Laboratório de Estudos Rurais da UFRN. Possui experiência na área administrativa e financeira na empresa Banco do Brasil S/A (2013 á (2015).

Manoel Raymundo de Carvalho Neto, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Administração com Habilitação em Marketing pela Escola Superior de Marketing (ESM/FAMA), Especialista (MPA) em Gestão Pública e Gerência de Cidades pela (FACINTER) e Mestre em Gestão e Economia da Saúde pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, exerce o cargo de Secretário no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia do Centro de Ciências da Saúde da UFPE.

José Geraldo Pimentel Neto, Universidade Federal de Pernambuco

é bacharel (2006), licenciado (2009) em geografia, mestre em Geografia (2008) e Doutor em Desenvolvimento Urbano (2017) todos os títulos obtidos na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atuou em dois grupos de pesquisa como pesquisador: 1) ITEP-CNPq em Inovação, Empreendedorismo e Educação Corporativa, atuando nas áreas de arranjo produtivo local e inovação & 2) no grupo de pesquisa UFPE-CNPq LATTICE - Laboratório de Tecnologias de investigação da Cidade e desde o segundo semestre de 2017 é pesquisador do grupo de pesquisa Observatório Pernambuco de Políticas Públicas e Práticas Sócio-Ambientais da UFPE atuando nas áreas dos regimes urbanos, geografia humana & organização do espaço e políticas públicas urbanas. Em 2014 iniciou um doutoramento sanduíche em Ciencias Sociales (UBA - Argentina) com especialidade para a área de desenvolvimento urbano, gestão de habitação de interesse social, arranjos institucionais, empreendedorismo urbano e políticas públicas de habitação. Trabalhou na Unidade de Geoinformação no Instituto de Tecnologia de Pernambuco - ITEP como pesquisador em geografia, tendo como função a coleta de dados secundários e análise e planejamento local-regional, foi coordenador técnico da INCUBATEP e trabalho na equipe técnica dos EIA-RIMA (sócio economia) dos Projetos-Barragens no ITEP, por fim na última fase na instituição foi subgerente de inovação tecnológica, atuando no Programa de Incubação do ITEP e no Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e no Núcleo de Inteligência setorial Territorial. Em 2011 foi Professor tutor a distância no curso de Licenciatura em Geografia, em 2016 fez parte como professor do Pós-Graduação em Ensino de Geografia na Universidade de Pernambuco em Petrolina e em 2017 foi professor na UNINASSAU. Fez parte de bancas de avaliações para vários tipos de editais e concursos em diversas instituições, tais como: FACEPE, SEBRAE, ITEP, UFPE, IFPE, Desafio Brasil e Joy Street (professor-autor na área de geografia). Foi professor substituto da UEMASUL no curso de Licenciatura em Geografia e finalizou o pós-doutorado junto à Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano da UFPE, atuando na área do planejamento urbano-regional no grupo de pesquisa do Observatório das Metrópoles da UFPE nas linhas de pesquisa dos regimes urbanos e organização do espaço geográfico. Atualmente é professor titular I da Faculdade de Imperatriz (FACIMP-WYDEN) atuando nas disciplinas de graduação dos cursos de engenharias desenvolvendo atividades nas áreas de ciências humanas, urbanismo, gestão das cidades e gestão empresarial, como também, desenvolvendo atividade técnico-científica no Centro de Empreendedorismo e Inovação (CEI).

Flávio Antônio Miranda de Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Professor Titular do Departamento de Expressão Gráfica e Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU) da Universidade Federal de Pernambuco. Vice coordenador do Laboratório de Tecnologias de Investigação da Cidade (LATTICE/UFPE). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pernambuco (1990), mestrado em Desenho Urbano - Oxford Brookes University (1994) e doutorado em Planejamento Urbano - Oxford Brookes University (1998). pós-doutorado em políticas públicas na University of Texas at Austin (2002). Professor Visitante, Teresa Lozano Long Institute of Latin American Studies (LILLAS), University of Texas at Austin (2002). Professor Visitante, Faculdad de Ciencias Sociales, Universidad de Buenos Aires (2014). Membro do RC43 ? Housing and the Built Environment, International Sociological Association desde 2002. Presidente do RC43 desde janeiro de 2019. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Aspectos Sociais do Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, habitação urbana de interesse social, arranjos institucionais e gestão pública, desenvolvimento sustentável, e posse da terra.

Downloads

Publicado

07-01-2020

Como Citar

OLIVEIRA, O. F.; DE CARVALHO NETO, M. R.; PIMENTEL NETO, J. G.; MIRANDA DE SOUZA, F. A. DINÂMICA IMOBILIÁRIA NA CIDADE DO NATAL/RN. Sociedade e Território, [S. l.], v. 31, n. 2, p. 177–198, 2020. DOI: 10.21680/2177-8396.2019v31n2ID17832. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/17832. Acesso em: 19 abr. 2024.