INFLUÊNCIA SÓCIOECONÓMICA DA EXISTÊNCIA DOS GRUPOS DE POUPANÇA E CRÉDITO ROTATIVO NO DISTRITO DE MARRACUENE, PROVÍNCIA DE MAPUTO-MOÇAMBIQUE

  • Nelson Maria Rosário Univerdsiade Eduardo Mondlane
  • Cumbe

Resumo

O presente artigo avalia a influência socioeconómica da existência dos grupos de poupança e crédito rotativo no distrito de Marracuene. Para o alcance dos objectivos preconizados no estudo, optou-se pelo uso da abordagem qualitativa e quantitativa, tendo sido inquiridos 30 integrantes dos Grupos de Poupança e Crédito Rotativo existentes no distrito de Marracuene e entrevistados dois técnicos afectos ao Serviço Distrital de Actividades económicas de Marracuene que assistem os grupos existentes. Dentre vários aspectos positivos que podem se elencar dos Grupos de poupança e crédito rotativo (GPCR), a mais importante é o fato de os grupos de Poupança e Crédito constituírem em verdadeiras escolas de gestão financeira e de promoção das poupanças para as comunidades. Os resultados do estudo mostraram que as famílias inserida nos GPCR melhoraram as suas condições sociais bem como económicas, são os casos de acesso a saúde, educação, habitação e capital para iniciar novos negócios. Assim sendo, foi possível concluir-se que a existência de Grupos de Poupança e Crédito Rotativo no distrito de Marracuene, tem impactos sociais e económicos positivos.

Palavras-chave: Influência socioeconómica, Poupança e Crédito Rotativo, e Marracuene.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
27-07-2020
Como Citar
ROSÁRIO, N. M.; CUMBE, A. INFLUÊNCIA SÓCIOECONÓMICA DA EXISTÊNCIA DOS GRUPOS DE POUPANÇA E CRÉDITO ROTATIVO NO DISTRITO DE MARRACUENE, PROVÍNCIA DE MAPUTO-MOÇAMBIQUE. Sociedade e Território, v. 32, n. 1, p. 195-213, 27 jul. 2020.