INFLUÊNCIA SÓCIOECONÓMICA DA EXISTÊNCIA DOS GRUPOS DE POUPANÇA E CRÉDITO ROTATIVO NO DISTRITO DE MARRACUENE, PROVÍNCIA DE MAPUTO-MOÇAMBIQUE
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2020v32n1ID19822Resumo
O presente artigo avalia a influência socioeconómica da existência dos grupos de poupança e crédito rotativo no distrito de Marracuene. Para o alcance dos objectivos preconizados no estudo, optou-se pelo uso da abordagem qualitativa e quantitativa, tendo sido inquiridos 30 integrantes dos Grupos de Poupança e Crédito Rotativo existentes no distrito de Marracuene e entrevistados dois técnicos afectos ao Serviço Distrital de Actividades económicas de Marracuene que assistem os grupos existentes. Dentre vários aspectos positivos que podem se elencar dos Grupos de poupança e crédito rotativo (GPCR), a mais importante é o fato de os grupos de Poupança e Crédito constituírem em verdadeiras escolas de gestão financeira e de promoção das poupanças para as comunidades. Os resultados do estudo mostraram que as famílias inserida nos GPCR melhoraram as suas condições sociais bem como económicas, são os casos de acesso a saúde, educação, habitação e capital para iniciar novos negócios. Assim sendo, foi possível concluir-se que a existência de Grupos de Poupança e Crédito Rotativo no distrito de Marracuene, tem impactos sociais e económicos positivos.
Palavras-chave: Influência socioeconómica, Poupança e Crédito Rotativo, e Marracuene.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.