FOME, POBREZA E O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NO NORTE PIONEIRO DO ESTADO DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2020v32n1ID20341Resumo
A discussão sobre a fome e a pobreza na Geografia brasileira não é recente. Apesar disso, ainda é possível constatar a presença delas em todas as regiões do território brasileiro. Por isso, as políticas públicas de transferência de renda precisam se manter – e até serem ampliadas em algumas localidades – de modo a incluir e dar uma condição digna aos necessitados. Uma dessas políticas é o Programa Bolsa Família, do Governo Federal. Nesse sentido, esta pesquisa tem como objetivo principal refletir acerca da fome, da pobreza e do alcance do Programa Bolsa Família no Norte Pioneiro do Estado do Paraná. Além disso, espera-se avançar teoricamente acerca do conceito de fome e demonstrar a presença do Programa Bolsa Família na região, possibilitando comparar os dados de pobreza com os de beneficiários. Os procedimentos metodológicos foram: levantamento dos referenciais teóricos acerca da fome publicados por Josué de Castro; levantamento de dados de pobreza e de beneficiários do Programa Bolsa Família na região Norte Pioneiro do Paraná; e, por fim, elaboração de produções cartográficas e da redação final. O direito à alimentação é o direito a ter acesso regular e, permanente e livre, diretamente ou por meio de compras monetárias, a um alimento adequado e suficiente, porém, pode ser constatado que inúmeras pessoas no Norte Pioneiro do Paraná têm esse direito violado, convivendo com a fome e com a pobreza.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.