UM RIO E SUA GENTE ANALISE DE VARIÁVEIS PARA DIAGNOSTICO DA IDENTIDADE FLUVIAL DE RIBEIRINHOS URBANOS DO RIO PIRARARA – CACOAL / RO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2021v33n1ID21879Resumo
O artigo objetivou mapear indicadores para analisar a relação identitária da comunidade ribeirinha urbana com o Rio Pirarara - Rondonia/ Brasil. Metodologicamente é um estudo empírico com aspecto misto de coleta e analise de dados PIR ( Pressão, Impacto e Resposta), relacionado a percepção da população e sua afinidade com o meio em que vivem. Resultando na identificação das variáveis de I) Pressão: a migração, o tempo de ocupação da área, renda familiar e uso e ocupação do solo; II) de Impactos: enchentes e o uso das margens como depositos de resíduos sólidos; III) Respostas: a implantação do saneamento básico e a mobilização ribeirinha urbana em busca da revitalização do rio. Proporcionando identificar que a relação de ribeirinho urbanos na Amazônia, são indicadores relevantes na proposta de governança hidrica em bacia hidrográficas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.