UM RIO E SUA GENTE ANALISE DE VARIÁVEIS PARA DIAGNOSTICO DA IDENTIDADE FLUVIAL DE RIBEIRINHOS URBANOS DO RIO PIRARARA – CACOAL / RO

Autores

  • Debora da Cruz Barbosa UNIR
  • Nubia Caramello UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR
  • Giulle do Nascimento e Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR

DOI:

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2021v33n1ID21879

Resumo

O artigo objetivou mapear indicadores para analisar a relação identitária da comunidade ribeirinha urbana com o Rio Pirarara - Rondonia/ Brasil. Metodologicamente é um estudo empírico com aspecto misto de coleta e analise de dados PIR ( Pressão, Impacto e Resposta), relacionado a percepção da população e sua afinidade com o meio em que vivem. Resultando na identificação das variáveis de I) Pressão: a migração, o tempo de ocupação da área, renda familiar e uso e ocupação do solo; II) de Impactos: enchentes e o uso das margens como depositos de resíduos sólidos; III) Respostas: a implantação do saneamento básico e a mobilização ribeirinha urbana em busca da revitalização do rio. Proporcionando identificar que a relação de ribeirinho urbanos na Amazônia, são indicadores relevantes na proposta de governança hidrica em bacia hidrográficas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nubia Caramello, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR

Dra. em geografia, docente da rede estadual de ensino de Rondônia. Professora convidada do quadro de Mestrado em Gestão e Regulação de Recursos hídricos. Integrande do grupo de pesquisa Àgua, Território e Sustentabilidade - GRATs na Universidade Autónoma de Barcelona.

Giulle do Nascimento e Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR

Formada em Licenciatura plena em História pela Universidade Federal da Paraíba em 2010, funcionária pública pela secretaria de segurança do estado do Acre, função Professor P2 ( História). Graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária, Mestranda em Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos - PROÁGUA/Polo Universidade federal de Rondônia campus Ji-Paraná.

Downloads

Publicado

09-05-2021

Como Citar

BARBOSA, D. da C.; CARAMELLO, N.; SILVA, G. do N. e . UM RIO E SUA GENTE ANALISE DE VARIÁVEIS PARA DIAGNOSTICO DA IDENTIDADE FLUVIAL DE RIBEIRINHOS URBANOS DO RIO PIRARARA – CACOAL / RO. Sociedade e Território, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 188–208, 2021. DOI: 10.21680/2177-8396.2021v33n1ID21879. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/21879. Acesso em: 18 abr. 2024.