CLASSES DE USO EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APP) DE RESERVATÓRIOS PÚBLICOS NO ALTO-OESTE POTIGUAR

Autores

  • Francisca Wigna da Silva Freitas Secretaria de Meio Ambiente do Município de Itaú/RN
  • Márcia Regina Farias da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Josiel de Alencar Guedes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2022v34n2ID21914

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar as Áreas de Preservação Permanente (APP’s) dos reservatórios Passagem, Curraes e Riacho da Cruz II, localizados no Alto-Oeste Potiguar, e identificar as classes de uso e ocupação do solo. Para a vetorização das APPs e das classes de uso foi utilizado o software QGIS 2.14.11, a partir da imagem Sentinel 2 (2016), utilizando-se como referência o Novo Código Florestal Brasileiro e as resoluções CONAMA Nº 302 e 303, e em seguida foram realizadas visitas in loco. Os resultados mostraram que os reservatórios localizados nas áreas rurais, a classe “Vegetação nativa” é a de maior relevância, enquanto no reservatório localizado em área urbana a classe “Áreas descobertas” se destaca. Identificou-se ainda que há impactos gerados pela urbanização desordenada e a ausência da aplicabilidade da legislação ambiental vigente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Wigna da Silva Freitas, Secretaria de Meio Ambiente do Município de Itaú/RN

Mestra em Ciências Naturais – Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN - Fiscal Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente do Município de Itaú/RN

Márcia Regina Farias da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001), mestrado em Ecologia de Agroecossistemas pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Ecologia Aplicada (Ambiente e Sociedade), pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (2009). Pós-Doutorado em Geografia pelo Centro de Estudos de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Coimbra. Atualmente é Professora Adjunta IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Atuando junto ao Departamento de Gestão Ambiental e ao Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/UERN). Possui experiência nas áreas de Geografia e Ecologia, com ênfase em Geografia e Meio Ambiente, Ecologia Aplicada e Humana, Sociedade e Ambiente, Gestão de Recursos Naturais, Gestão de Resíduos Sólidos, Educação Ambiental e Planejamento Ambiental. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Gestão Ambiental, do Núcleo de Estudos Socioambientais e Territoriais - NESAT e do Grupo de Estudos em Ecologia Humana da Universidade de São Paulo - USP. Coordenadora do Laboratório de Ecologia Aplicada do DGA/UERN.

Josiel de Alencar Guedes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Bacharel e Licenciado em Geografia, Mestre em Geociências e Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente, todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente sou professor do Curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus de Assú (RN) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) no Campus Central.

Downloads

Publicado

25-08-2022

Como Citar

FREITAS, F. W. da S.; SILVA, M. R. F. da; GUEDES, J. de A. CLASSES DE USO EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APP) DE RESERVATÓRIOS PÚBLICOS NO ALTO-OESTE POTIGUAR. Sociedade e Território, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 116–136, 2022. DOI: 10.21680/2177-8396.2022v34n2ID21914. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/21914. Acesso em: 25 abr. 2024.