DINÂMICA DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PIMENTA, REGIÃO SUDESTE DO ESTADO DE RONDÔNIA: AVALIAÇÃO E CENÁRIOS FUTUROS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2021v33n1ID22270Resumo
Compreender as modificações no uso e ocupação do solo e as demandas sociais relacionadas é de grande valia, pois permite o ordenamento territorial e o desenvolvimento de políticas públicas de forma mais adequada. Nesse sentido, este estudo avaliou as mudanças no uso e ocupação do solo na bacia hidrográfica do rio Pimenta, entre as décadas de 1990 e 2019, além disso, realizou-se uma simulação para cenários futuros. O uso do solo foi avaliado entre os anos de 1990, 2000, 2010 e 2019, em seguida, com base na matriz de transição histórica, foram elaborados cenários futuros para 2030 e 2040. Os resultados obtidos mostraram grandes perdas de áreas de floresta, principalmente, na primeira década, para a implementação de pastagens, seguidas pela agricultura. No cenário futuro, o modelo indicou que mais de 809,83 km² da vegetação florestal serão removidos até 2040 para o estabelecimento de práticas agropecuárias pouco produtivas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.