O SIMBÓLICO E SUAS MANIFESTAÇÕES
A TERRITORIALIDADE E A MEMÓRIA ARTICULADAS NO FILME NARRADORES DE JAVÉ
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2021v33n3ID25167Resumo
O debate territorial está longe de ter cessado, ou de ter alcançado uma unanimidade. Novos estudos sobre as questões territoriais são publicados frequentemente, apresentando discordâncias, complementações e favorecendo a ampliação das possibilidades de entendimento sobre o território, e aproximações com outras ciências, além da geográfica. Nesse sentido, o presente artigo se propõe a analisar a articulação da territorialidade e da memória no longa-metragem Narradores de Javé. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, tendo a análise fílmica como método de investigação. Concluiu-se que a dimensão simbólica dos territórios se manifesta nos contextos sociais de diferentes formas, a territorialidade e a memória são duas delas, e estão interligadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.