TERRITÓRIO USADO E DINÂMICA INDUSTRIAL

AS INICIATIVAS LOCAIS COMO POSSIBILIDADE PRODUTIVA AO ESTADO DE ALAGOAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2021v33n2ID25378

Resumo

O artigo ora apresentado tem como objetivo discutir os usos que as indústrias locais fazem do território alagoano nas duas primeiras décadas do século XXI. A metodologia compreendeu a tríade que constitui a pesquisa em Geografia: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Os resultados revelaram que: a) as iniciativas industriais locais realizam usos do território diferentes daqueles tradicionalmente praticados em Alagoas, b) o crescimento e desenvolvimento da economia do estado com base no ativismo fiscal têm influenciado diretamente nas condições sociais de um território historicamente caracterizado pela base latifundiária; c) a centralidade da esfera governamental no papel coordenador de políticas para o território, quer dizer, de uma economia política, contribui para o desenvolvimento das forças produtivas e a alteração do quadro de dependência e subdesenvolvimento há séculos constituído.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dhiego Antonio de Medeiros, Universidade Estadual de Alagoas

Licenciado em Geografia pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL/Campus I, mestre e doutorando em Ciências: Geografia (Geografia Humana) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - FFLCH da Universidade de São Paulo - USP. Atualmente é Professor Assistente do Curso de Geografia da UNEAL/Campus V. Pesquisador Líder do Laboratório de Geografia Econômica e Planejamento Territorial - LAGEP/UNEAL, onde desenvolve pesquisa na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Econômica e Geografia Urbana, atuando nos seguintes temas de pesquisa e ensino: circuitos da economia urbana, financeirização do território, sistema bancário brasileiro, teoria e método da Geografia.

Clevisson José da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Licenciado no Curso de Graduação em Geografia do Campus I da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) - 2019 e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (IGDEMA) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - 2021. Atualmente é pesquisador do Laboratório de Geografia Econômica e Planejamento Territorial (LAGEP) do Campus Universitário Zumbi dos Palmares da UNEAL e integrante do Grupo Josué de Castro de Estudos Territoriais (GJC) do IGDEMA/UFAL, onde desenvolve pesquisa na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Econômica e Urbana, atuando nos seguintes temas de pesquisa: Usos do Território, Setor Produtivo e Processo de Industrialização.

Downloads

Publicado

30-12-2021

Como Citar

MEDEIROS, D. A. de; SILVA, C. J. da. TERRITÓRIO USADO E DINÂMICA INDUSTRIAL: AS INICIATIVAS LOCAIS COMO POSSIBILIDADE PRODUTIVA AO ESTADO DE ALAGOAS. Sociedade e Território, [S. l.], v. 33, n. 2, p. 138–161, 2021. DOI: 10.21680/2177-8396.2021v33n2ID25378. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/25378. Acesso em: 23 abr. 2024.