ANÁLISE DA DEMANDA PELO SERVIÇO DE FISCALIZAÇÃO DO USO DOS RECURSOS HÍDRICOS EM PERNAMBUCO
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2022v34n3ID25496Resumo
O uso dos recursos hídricos pela população está subordinado à gestão do Estado, por meio de instrumentos como a fiscalização, que por sua vez é motivada tanto por planejamento dos órgãos reguladores, como por demandas da sociedade. Desta forma, com base em dados primários, este artigo apresenta os demandantes e a distribuição espacial das demandas pelo serviço da fiscalização do uso dos recursos hídricos. Destacam-se como resultados, que mais da metade das demandas têm origem no setor outorgante e que os órgãos colegiados possuem pouca representatividade na ação da fiscalização. Também se ressalta uma maior concentração espacial das demandas na Região Metropolitana do Recife. A representação dos demandantes e a ação estatal com relação à fiscalização é discutida com base na literatura sobre a gestão dos recursos hídricos e a visão de território normado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sociedade e Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.