ANÁLISE DOS NÍVEIS DE NITRATO NAS ÁGUAS URBANAS DE SÃO GONÇALO DA AMARANTE/RN ENTRE 2016 E 2019

Autores

  • Felipe Justino Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Adriano Lima Troleis Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2022v34n2ID26643

Resumo

O estudo avalia as possíveis alterações que o processo de urbanização espontâneo pode ter ocasionado na qualidade das águas distribuídas para consumo humano das áreas urbanas do município de São Gonçalo do Amarante/RN. Para isto realizou-se a análise e espacialização dos dados referentes ao parâmetro Nitrato (NO³) obtidos através do monitoramento contínuo de qualidade de água realizado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Gonçalo do Amarante (SAAE) entre 2016 e 2019. Os resultados indicam a presença de contaminação de origem orgânica, em diferentes níveis, em todos os pontos analisados na área de estudo, apontando a necessidade de intervenção do poder público e da concessionária devido às águas captadas serem destinadas ao consumo humano e a sua contaminação pode trazer sérios riscos à saúde da população.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Justino, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Geografia pela UFRN 

Mestre em Geografia pelo PPGe/UFRN

Adriano Lima Troleis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e Doutorado em Geografia, Área de Concentração Análise Ambiental e Territorial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, do Centro de Ciências Humanas Letras e Artes. Atua como docente no ensino presencial nos cursos de Licenciatura e Bacharelado e no Ead no curso de Licenciatura. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Geografia (Acadêmico) e Ensino de Geografia (Profissional). Tem experiência e projetos na área de Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: aterro sanitário, poluição hídrica superficial e subterrânea, sistema de tratamento e abastecimento de água, saúde ambiental e problemas ambientais e sociais urbanos. Também desenvolve pesquisa na área de Ensino de Geografia com os temas: construção de recursos didáticos aplicados na educação básica e sua contribuição dentro do processo de aprendizagem. No ano de 2016 realizou o Pós-Doutoramento na Universidade do Minho\Portugal e sua investigação esteve relacionada a criação de um Índice que avalia a Qualidade de Sistemas de Abastecimentos de Água que está sendo aplicado em cidades Brasileiras e Portuguesas.

Downloads

Publicado

25-08-2022

Como Citar

JUSTINO, F.; TROLEIS, A. L. . ANÁLISE DOS NÍVEIS DE NITRATO NAS ÁGUAS URBANAS DE SÃO GONÇALO DA AMARANTE/RN ENTRE 2016 E 2019. Sociedade e Território, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 102–115, 2022. DOI: 10.21680/2177-8396.2022v34n2ID26643. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/26643. Acesso em: 1 maio. 2024.