CARACTERIZAÇÃO DAS ÁREAS DE ALAGAMENTOS NA CIDADE DE PAU DOS FERROS – RN

Autores

  • Izabel Letícia Vieira Vilaça Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Franklin Roberto Costa Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2022v34n2ID27314

Resumo

O acelerado crescimento urbano ocorrido nas cidades brasileiras fez surgir inúmeros problemas ambientais, como é o caso dos alagamentos. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou o mapeamento dos principais pontos de alagamentos na cidade de Pau dos Ferros - RN. Realizou-se um levantamento bibliográfico sobre temas como alagamentos, geotecnologias e urbanização. O mapeamento dos pontos de alagamentos se deu tendo como suporte, o Software QGIS. Foram realizadas visitas à campo para a elaboração dos mapas temáticos com os pontos identificados e a verificação da drenagem da cidade produzida em laboratório. Concluiu-se que os alagamentos são originados da falta de políticas públicas no planejamento territorial, observados pela ausência e/ou deficiência na drenagem urbana, tendo como consequência, a insuficiência na vazão necessária para o escoamento das águas pluviais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izabel Letícia Vieira Vilaça, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Campus Pau dos Ferros

Franklin Roberto Costa, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2003), Especialização em Meio Ambiente e Politicas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010) e doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA/RN (2018). Atualmente é professor Adjunto IV e coordenador do Laboratório de Cartografia e Geoprocessamento - LAGEO/CAPF/UERN, além de atuar como Professor Permanente e vice-coordenador do Programa de Pós Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais do Semiárido no Campus Avançado de Pau dos Ferros - CAPF - da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em geotecnologias, atuando principalmente nos seguintes temas: sensoriamento remoto, sistemas de informação geográfica, cartografia, meio ambiente, ensino e geografia.

Downloads

Publicado

25-08-2022

Como Citar

VILAÇA, I. L. V. V.; COSTA, F. R. CARACTERIZAÇÃO DAS ÁREAS DE ALAGAMENTOS NA CIDADE DE PAU DOS FERROS – RN. Sociedade e Território, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 83–101, 2022. DOI: 10.21680/2177-8396.2022v34n2ID27314. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/27314. Acesso em: 29 mar. 2024.