MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO A PARTIR DE PERFIS TOPOGRÁFICOS EM TRANSECTO NA BR-304, EIXO OESTE-LESTE DO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

  • Anderson Moura Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Rodrigo de Freitas Amorim Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Rubson Pinheiro Maia Universidade Federal do Ceará
  • Laecio Cunha de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2022v34n2ID27506

Resumo

O artigo em questão apresenta o emprego de perfis topográficos para o mapeamento geomorfológico, utilizando de um transecto situado no eixo entre Mossoró/RN e Natal/RN ao longo da BR-304. Seu objetivo é mostrar as etapas técnico-metodológicas para a elaboração de perfis topográficos a partir de procedimentos de geotecnologias, evidenciando e descrevendo estruturas geológicas-geomorfológicas superficiais e subsuperficiais. Para alcança-lo, foi elaborado toda as diretrizes de aquisição e montagem dos perfis topográficos, que perpassam desde atividade de campo, até procedimentos com aplicação de softwares de geoprocessamento para montagem e representação da geomorfologia. Foram totalizados 6 perfis com suas devidas discussões, que reforçam a necessidade do emprego da técnica à temática em mais estudos específicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Geografia pela UFRN 

Mestre em Geografia pelo PPGe/UFRN

Rodrigo de Freitas Amorim, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008), Especialização em Gestão Ambiental Urbana pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2009), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010), doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pernambuco (2015), integrante do Grupo de Estudos do Quaternário do Nordeste Brasileiro (GEQUA) e do Laboratório de Geomorfologia do Quaternário da UFPE; auditor interno de Gestão Ambiental (ISO 14.001:2004) pela Bureau Veritas, (2011). Tem experiência na área de Geografia Física e Gestão Ambiental, com ênfase em Geomorfologia do Quaternário, atuando principalmente nos seguintes temas: Geomorfologia do Quaternário, climatologia, mudanças ambientais no semiárido do Nordeste do Brasil. Ultimamente tem dedicado atenção a discussão da aplicação da escala de tempo no estudo geomorfológico, especialmente com o emprego de técnicas de datação absoluta.

Rubson Pinheiro Maia, Universidade Federal do Ceará

Geógrafo (UECE), Mestre em Geografia Física com ênfase em Geomorfologia (UFC), Doutor em Geodinâmica e Geofísica (UFRN). Atua na área de Geomorfologia com ênfase em Morfotectônica. Possui trabalhos nas áreas de morfotectônica de ambiente cárstico, em sistemas fluviais, em zonas de deformação e em maciços cristalinos. Participou do projeto de Mapeamento Geológico-Geomorfológico da Folha SB-24-X-D-I (Mossoró-RN) financiado pela CPRM (Serviço Geológico do Brasil) e do projeto de mapeamento/caracterização do carste (Porocarste) na Bacia Potiguar financiado pela Petrobrás. Participa do projeto Porocarste 3D financiado pela Shell. Integra o INCT (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia) na área de Estudos Tectônicos. Ministrou disciplinas ligadas às Geociências na UFC (2005) UECE (2006/2007), FATEC-CE (2006/2008), UFRN (2011/2013). Atualmente é Professor de Geomorfologia da Universidade Federal do Ceará.

Laecio Cunha de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1981), mestrado em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco (1987) e doutorado em Géolgie Et Minéralogie - Université Catholique de Louvain (1996). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Cartografia Geológica em terrenos metámórficos e magmáticos, petrologia metamórfica, geoquímica e inclusões fluidas, além da forte atuação em mineralogia, petrografia metamórfica e microtectônica. Atualmente é responsável pelas disciplinas de Petrologia Metamórfica, Geologia de Campos I (pré-requisitos: geologia geral, mineralogia, petrografia - 6 dias de campo), Geologia de Campo III (pré-requisitos: petrologia metamórfica, geologia estrutural, petrologia ígneas, geologia de campo II - 8 dias de campo), Geologia de Campo V (pré-requisitos: prospecção e depósitos minerais, geologia de campo IV - 10 dias de campo) no Departamento de Geologia da UFRN e Geoquímica para o Ambiente Exógeno no Departamento de Geografia desta mesma universidade, além de frequentes orientações de Trabalhos de Conclusão do Curso.

Downloads

Publicado

25-08-2022

Como Citar

MOURA, A.; DE FREITAS AMORIM, R.; PINHEIRO MAIA, R.; CUNHA DE SOUZA, L. MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO A PARTIR DE PERFIS TOPOGRÁFICOS EM TRANSECTO NA BR-304, EIXO OESTE-LESTE DO RIO GRANDE DO NORTE. Sociedade e Território, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 154–174, 2022. DOI: 10.21680/2177-8396.2022v34n2ID27506. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/27506. Acesso em: 19 abr. 2024.