POR UMA ECONOMIA POPULAR E SOLIDÁRIA NO VETOR PRODUTIVO DE GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA NO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

  • Moema Hofstaetter Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Francisco Fransualdo de Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2022v34n1ID27973

Resumo

O artigo problematiza a nova dinâmica espacial em curso no Nordeste do Brasil, em particular no Rio Grande do Norte, a partir da implantação de parques eólicos, que se apresenta como
alternativa à crise energética, mas que carrega importantes contradições. Esta nova dinâmica, nos moldes que se reproduz, marcada pela estrangeirização do território é um fator de
desagregação, de desorganização e de privatização dos bens coletivos. A análise se pauta numa revisão da literatura e pesquisa de campo em municípios representativos do Rio Grande do Norte onde a produção de eletricidade com base na fonte eólica é expressiva. Portanto, pode-se afirmar que a lógica estabelecida por este vetor desconsidera as diversas formas de organização popular, a cultura, os costumes, valores e hábitos locais, assim como os impactos ambientais decorrentes da sua implantação; é importante, sobretudo o crescimento econômico, ignorando iniciativas coletivas, as quais despontam como experiências exitosas rumo a uma transição energética solidária e popular. Destarte, defendemos que a produção, distribuição, comercialização e consumo de eletricidade com base na fonte eólica, seguindo os princípios e valores das economias sociais e solidárias se constituem de fato num modelo alternativo ao que está em curso no Brasil, de modo particular no estado do Rio Grande do Norte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Fransualdo de Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Ciências Econômicas, com estudos realizados na Universidade Católica de Santos - São Paulo (3 primeiros anos do curso) e Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2 últimos anos do curso); Licenciado em Geografia pela Faculdade Católica de Uberlândia - Minas Gerais; Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe; Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia - Minas Gerais, com Estágio Doutoral na Universidade de Barcelona - Espanha. Pós-Doutor pela Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (UNESP). Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Licenciatura e Bacharelado), Docente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFRN (Mestrado e Doutorado) e do Programa de Pós-Graduação em Turismo da UFRN (Mestrado e Doutorado). Orientador de Mestrado e Doutorado. Tem experiência docente nas áreas de Economia, Geografia e Turismo. Coordenador de Projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão Universitária. Desenvolve pesquisas sobre: Reestruturação produtiva, circuitos espaciais de produção, circuitos da economia urbana, desenvolvimento local e regional, turismo e produção do espaço, turismo e políticas públicas, Economia solidária e participação social. Coordena e/ou participa de projetos de Pesquisa e Extensão no Brasil, Espanha e África.

Downloads

Publicado

05-02-2022

Como Citar

HOFSTAETTER, M. .; AZEVEDO, F. F. de. POR UMA ECONOMIA POPULAR E SOLIDÁRIA NO VETOR PRODUTIVO DE GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA NO RIO GRANDE DO NORTE. Sociedade e Território, [S. l.], v. 34, n. 1, p. 118–136, 2022. DOI: 10.21680/2177-8396.2022v34n1ID27973. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/27973. Acesso em: 23 jun. 2024.