Esta é uma versão desatualizada publicada em 20-04-2023. Leia a versão mais recente.

ESTRATÉGIAS ESPACIAIS DE EMPRESAS

ARTICULAÇÕES INTERESCALARES DO SETOR SUPERMERCADISTA NO SUDESTE PARAENSE

Autores

  • Magno Ricardo Silva de Carvalho UFC

DOI:

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2022v34n3ID30348

Resumo

Empresas comerciais buscam ampliar seus lucros, sobretudo, expandindo suas operações no território. No Brasil isso tem ocorrido intensamente nas últimas décadas, alcançando cidades médias e de porte médio. Este artigo objetiva discutir estratégias espaciais de empresas supermercadistas nesse processo de desconcentração espacial. Para tal, além de contribuições teóricas, elegemos para aproximação empírica, o sudeste paraense, especificamente a Região Geográfica Intermediária de Marabá (IBGE, 2017). Realizamos entrevistas com gerentes de supermercados, o que robora o caráter qualitativo da pesquisa. Compreendemos o que os grupos pesaram nas escolhas locacionais, na escala da rede urbana e na escala da cidade. Optam pelas cidades com maior centralidade e influência regional, enquanto no intraurbano, vários fatores são cruciais, estando a maioria relacionados com a acessibilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

20-04-2023

Versões

Como Citar

RICARDO SILVA DE CARVALHO, M. ESTRATÉGIAS ESPACIAIS DE EMPRESAS: ARTICULAÇÕES INTERESCALARES DO SETOR SUPERMERCADISTA NO SUDESTE PARAENSE. Sociedade e Território, [S. l.], v. 34, n. 3, p. 113–137, 2023. DOI: 10.21680/2177-8396.2022v34n3ID30348. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/30348. Acesso em: 18 maio. 2024.