ANÁLISE DAS FORMAS DE USO E OCUPAÇÃO DO ESTUÁRIO DO RIO PIRANGI BEBERIBE/FORTIM-CEARÁ

Autores

  • Emerson Rodrigues Lima Universidade Estadual do Ceará
  • Lúcia Maria Silveira Mendes Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2022v34n3ID31269

Resumo

Este trabalho utilizou as técnicas de geoprocessamento na realização de uma análise das formas de uso e ocupação na área do estuário do rio Pirangi, localizado entre os municípios de Beberibe e Fortim, Ceará, Brasil, e representa o fator essencial para as tipologias de uso existentes no local. O referencial pautou-se em três principais temas norteadores, a análise integrada da paisagem, o uso e ocupação do solo e o geoprocessamento. Os procedimentos metodológicos adotados foram: levantamento de bibliografia, trabalho de campo e o geoprocessamento como ferramentas facilitadoras na aquisição e interpretação de dados. Na área identificou-se as tipologias de uso e ocupação. Evidenciou-se a importância das técnicas de geoprocessamento nos estudos de análise de Uso e Ocupação do Solo, bem como a possibilidade de geração e interpretação de dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Maria Silveira Mendes, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará (1981), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal do Ceará (1988) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Escola Superior de Agricultura "Luis de Queiroz" / Universidade de São Paulo (2005) conceito CAPES 7. Atualmente é pesquisadora do Laboratório de Geoprocessamento e Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Solos e Nutrição de Plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: Geoprocessamento, Sistema de Informações Geográfica, Banco de Dados, Estatística Espacial e geoestatística. É Editora-Gerente da Revista eletrônica CC&T da UECE e Editora da GeoUECE.

Downloads

Publicado

20-04-2023

Como Citar

RODRIGUES LIMA, E.; SILVEIRA MENDES, L. M. ANÁLISE DAS FORMAS DE USO E OCUPAÇÃO DO ESTUÁRIO DO RIO PIRANGI BEBERIBE/FORTIM-CEARÁ. Sociedade e Território, [S. l.], v. 34, n. 3, p. 33–52, 2023. DOI: 10.21680/2177-8396.2022v34n3ID31269. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/31269. Acesso em: 28 mar. 2024.