SUSCETIBILIDADE E EXPOSIÇÃO A INUNDAÇÕES FLUVIAIS EM BACIAS HIDRPGRÁFICAS: O CASO DO RIACHO DO SILVA, MACEIÓ, ALAGOAS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2023v35n3ID32985Resumo
O aumento das inundações fluviais em intensidade e frequência e as alterações do clima têm gerado mais danos materiais e perdas de vidas. Além disso, populações habitam planícies fluviais e alteram os leitos de inundações e acabam sendo afetadas por essas alterações. Assim, esse estudo visa identificar as áreas potenciais e os níveis de suscetibilidade a inundações fluviais com aplicação do modelo conceitual de inundações fluviais na bacia hidrográfica do riacho do Silva com superfície de 10,2 km2 por um processo interativo de análise multicritério (AMC) num Sistema de Informação Geográfica (SIG). O modelo indicou aumento da exposição das edificações ao perigo de inundações fluviais ao longo dos 21 anos e torna-se importante ferramenta para gestão e subsídio às medidas de mitigação dos riscos de inundações fluviais na bacia hidrográfica do riacho do Silva, sendo base para um sistema de alerta de enchentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Sociedade e Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.