POR UMA GEOGRAFIA DOS INDICADORES SOCIAIS PARA ALÉM DOS NÚMEROS
O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - IDEB COMO INSTRUMENTO DE REGULAÇÃO E AGENCIAMENTO TERRITORIAL
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2024v36n2ID33583Resumo
Este artigo apresenta uma análise do ordenamento territorial da educação básica no Brasil a partir do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Como dados foram utilizados textos de publicações científicas, leis, projetos de leis, fontes secundárias e notícias da imprensa, analisados via metodologias de análise de conteúdos e de discurso direto. Constatamos que a produção do IDEB gera um sistema de práticas de produções, de usos e de apropriações do indicador educacional que constrói discursos os quais materializam um sistema de mediação no espaço geográfico pela configuração de circuitos técnicos compostos por um sistema de objetos técnicos que articulam textos, relatórios, sites, vídeos, eventos, etc e a produção de leis. Configurando um sistema de representações do espaço e de espaços de representação. Utilizados por Comunidades Epistêmicas e Estado para influenciar discussões públicas e a construção da realidade projetando ação política no território a longo prazo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sociedade e Território

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.