POR UMA GEOGRAFIA DOS INDICADORES SOCIAIS PARA ALÉM DOS NÚMEROS

O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - IDEB COMO INSTRUMENTO DE REGULAÇÃO E AGENCIAMENTO TERRITORIAL

Autores

  • DANIEL GODOY Pesquisador Autônomo
  • Paulo Roberto Rodrigues Sociare Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2024v36n2ID33583

Resumo

Este artigo apresenta uma análise do ordenamento territorial da educação básica no Brasil a partir do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Como dados foram utilizados textos de publicações científicas, leis, projetos de leis, fontes secundárias e notícias da imprensa, analisados via metodologias de análise de conteúdos e de discurso direto. Constatamos que a produção do IDEB gera um sistema de práticas de produções, de usos e de apropriações do indicador educacional que constrói discursos os quais materializam um sistema de mediação no espaço geográfico pela configuração de circuitos técnicos compostos por um sistema de objetos técnicos que articulam textos, relatórios, sites, vídeos, eventos, etc e a produção de leis. Configurando um sistema de representações do espaço e de espaços de representação. Utilizados por Comunidades Epistêmicas e Estado para influenciar discussões públicas e a construção da realidade projetando ação política no território a longo prazo. 

Downloads

Biografia do Autor

DANIEL GODOY, Pesquisador Autônomo

Geógrafo - FURG, Mestre em Educação - UFPEL, Doutor em Geografia - UFRGS

Paulo Roberto Rodrigues Sociare, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia. Porto Alegre, RS/Brasil.

Downloads

Publicado

08-04-2025

Como Citar

GODOY, D.; RODRIGUES SOCIARE, P. R. POR UMA GEOGRAFIA DOS INDICADORES SOCIAIS PARA ALÉM DOS NÚMEROS: O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - IDEB COMO INSTRUMENTO DE REGULAÇÃO E AGENCIAMENTO TERRITORIAL. Sociedade e Território, [S. l.], v. 36, n. 2, 2025. DOI: 10.21680/2177-8396.2024v36n2ID33583. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/33583. Acesso em: 18 abr. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS