USO DAS GEOTECNOLOGIAS E DA ANÁLISE DE MULTICRITÉRIO PARA SELEÇÃO ÁREAS POTENCIAIS À IMPLANTAÇÃO DE ATERROS SANITÁRIOS NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA – RR
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2024v36n3ID33639Resumo
O gerenciamento dos resíduos sólidos têm sido motivo de grande preocupação, por conta dos custos elevados para construção e operação de unidades de disposição final, que devem ser operadas em consonância aos padrões legais normativos vigentes. Portanto, este estudo tem a finalidade de selecionar áreas viáveis a implantação de um aterro sanitário no município de Boa Vista, visando a mitigação dos impactos socioambientais, tendo como ferramental de execução os recursos da geotecnologia. Quanto aos métodos, insta salientar que a primeira etapa de realização do trabalho, constitui-se de pesquisas bibliográficas e documentais em livros, periódicos, dissertações, teses, leis, normas técnicas, entre outras fontes digitais e/ou físicas conhecer quais são os critérios adotados durante os estudos de seleção de área potenciais para construção de aterros sanitários. Na sequência, os mapas foram elaborados em ambiente SIG, no qual os vetores foram reprojetados para o Datum SIRGAS2000 no fuso 20N, após essa etapa, as camadas foram convertidas para raster e aplicação das notas de aptidão por meio das ferramentas do programa. Em relação aos resultados, identificou-se que apenas 11% do território municipal se mostrou favorável para implantação do empreendimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sociedade e Território

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.

