A “DUBAI BRASILEIRA” EM TEMPOS DE CRISE
TURISMO, PANDEMIA E VULNERABILIDADE TERRITORIAL EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ/SC
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2024v36n2ID33711Resumen
Buscamos compreender as implicações da pandemia da Covid-19 no setor turístico de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, à luz das discussões em torno da crise e da vulnerabilidade territorial. Para dimensionar os efeitos no município, utilizamos as Atividades Características do Turismo, elaboradas pelo Ipea, que classifica os trabalhadores em oito categorias funcionais do turismo. Dados de emprego e faixas salariais foram coletados a partir da Relação Anual de Informações Sociais, referentes aos anos de 2011 a 2021. Observamos uma redução generalizada dos empregos formais e no nível dos salários, com ampliação dos trabalhadores que recebem menos de 2 salários mínimos, com exceção do setor de cultura e lazer. Os dados evidenciam o turismo como atividade que amplia a especialização local e a vulnerabilidade territorial em um mundo marcado por crises e incertezas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Sociedade e Território

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.

