O espaço e a demografia: o planejamento regional em perspectiva nas margens paranaenses do Lago de Itaipu

Autores

  • Adriana Eliane Casagrande
  • Edson Belo Clemente de Souza Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Palavras-chave:

Censos Demográficos, Região do Lago de Itaipu, Planejamento Urbano e Regional.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar a dinâmica populacional, com vistas ao planejamento regional, nos municípios paranaenses situados nas margens do Lago de Itaipu - também denominada de região Costa Oeste do Paraná. O recorte temporal, a partir da década de 1990, foi determinado em vista da emergência dos processos de desmembramento territorial, configurando a atual região. Para a realização deste estudo, a pesquisa metodologicamente pautou-se em levantamentos de dados fornecidos por órgãos como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), sobre os censos demográficos realizados nos anos de 1991, 2000 e 2010, além da base teórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Eliane Casagrande

Discente do Programa de Mestrado em Geografia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná(Unioeste). Pesquisadora do Laboratório de Estudos Regionais (LABER) e do Grupo de EstudosFronteiriços (GEF).

Edson Belo Clemente de Souza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Professor Associado da Unioeste. Pesquisador do CNPq e da Fundação Araucária. Membro do Grupo de Estudos Fronteiriços (GEF) e do Laboratório de Estudos Regionais (Laber).

Downloads

Publicado

08-05-2012

Como Citar

CASAGRANDE, A. E.; BELO CLEMENTE DE SOUZA, E. O espaço e a demografia: o planejamento regional em perspectiva nas margens paranaenses do Lago de Itaipu. Sociedade e Território, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 2–27, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/3461. Acesso em: 26 abr. 2024.