DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL EM ÁREA DE MANANCIAL DA REPRESA BILLINGS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21680/2177-8396.2025v37n2ID34642

Resumo

Este artigo aborda o Desenvolvimento Regional em um contexto complexo por ter como recorte territorial os bairros do município de São Bernardo do Campo inseridos em área de manancial da Represa Billings, responsável pelo abastecimento de água de uma ampla região no estado de São Paulo. Objetivou-se a identificação de fatores que pudessem ser usados na análise do desenvolvimento socioambiental da região, por meio de entrevistas com moradores de 17 bairros, tratados por análise de conteúdo. A pesquisa revelou que os munícipes possuem pautas comuns de demanda de melhores serviços do estado. Os principais fatores correspondem às áreas de saúde, educação, moradia, saneamento, meio ambiente e segurança pública. Os fatores identificados, possuem diferentes complexidades e envolvem diversas áreas do poder público para serem atendidos, logo a solução para os problemas socioambientais demandam a interação dos diferentes poderes de estado, para serem sanados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

FLAVIO GALIO ARAUJO DUTRA, UFPI

Doutor em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS com adesão à Linha de Pesquisa Gestão para o Desenvolvimento e Regionalidade, desenvolve pesquisas em temas como Desenvolvimento Regional, Meio Ambiente e Sustentabilidade. Mestre em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (2012), possui Pós-Graduação em Gerência em Recursos Humanos pela Universidade Estadual do Ceará (2007) e graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Piauí (1999). Atualmente é professor da Universidade Federal do Piauí, lotado no Campus Amilcar Ferreira Sobral (CAFS) na cidade de Floriano.

Downloads

Publicado

22-11-2025

Como Citar

DUTRA, FLAVIO GALIO ARAUJO; PEREIRA, RAQUEL DA SILVA; MACHADO JUNIOR, CELSO. DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL EM ÁREA DE MANANCIAL DA REPRESA BILLINGS. Sociedade e Território, [S. l.], v. 37, n. 2, 2025. DOI: 10.21680/2177-8396.2025v37n2ID34642. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/34642. Acesso em: 26 dez. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS