DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL EM ÁREA DE MANANCIAL DA REPRESA BILLINGS
DOI:
https://doi.org/10.21680/2177-8396.2025v37n2ID34642Resumo
Este artigo aborda o Desenvolvimento Regional em um contexto complexo por ter como recorte territorial os bairros do município de São Bernardo do Campo inseridos em área de manancial da Represa Billings, responsável pelo abastecimento de água de uma ampla região no estado de São Paulo. Objetivou-se a identificação de fatores que pudessem ser usados na análise do desenvolvimento socioambiental da região, por meio de entrevistas com moradores de 17 bairros, tratados por análise de conteúdo. A pesquisa revelou que os munícipes possuem pautas comuns de demanda de melhores serviços do estado. Os principais fatores correspondem às áreas de saúde, educação, moradia, saneamento, meio ambiente e segurança pública. Os fatores identificados, possuem diferentes complexidades e envolvem diversas áreas do poder público para serem atendidos, logo a solução para os problemas socioambientais demandam a interação dos diferentes poderes de estado, para serem sanados.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sociedade e Território

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.

