Impactos socioambientais decorrentes da atividade turística em comunidades costeiras do RN

Autores

  • Edilma Fernandes Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Jorge Eduardo Lins Oliveira

Palavras-chave:

Comunidades litorâneas. Turismo. Sustentabilidade

Resumo

Este artigo teve como foco principal as consequências da atividade turística sobre comunidades litorâneas. Trata-se de uma pesquisa quantiqualitativa que compreendeu a efetivação de 100 entrevistas com questionário semiestruturado, aplicado no decorrer de março de 2009 a março de 2010 no município de Tibau do Sul-RN. Foi constatada a percepção dos nativos quanto a real situação dos impactos causados pela atividade turística, onde se evidenciou entre outros fatores; a falta de planejamento adequado dessa atividade, inacessível a maioria da população e que não vem produzindo efeitos positivos para o meio ambiente e comunidades locais. Alternativas são apontadas para que o turismo seja desenvolvido de maneira que as comunidades participem de todo o processo de planejamento e execução, de forma que possa integrar desenvolvimento e conservação ambiental.

Palavras-chave: Comunidades litorâneas. Turismo. Sustentabilidade

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edilma Fernandes Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA -UFRN-CHLLAESPECIALIZAÇÃO EM MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - UNPMESTRADO - PRODEMA/UFRNDOUTORANDO - PRODEMA/UFRN

Jorge Eduardo Lins Oliveira

Graduação em Ciências Biológicas (UFRN) e Doutor em Biologia Marinha (Université Pierre et Marie Curie - Paris 6). Docente do Departamento de Oceanografia e Limnologia da UFRN. Orientador.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

08-05-2012

Como Citar

SILVA, E. F.; OLIVEIRA, J. E. L. Impactos socioambientais decorrentes da atividade turística em comunidades costeiras do RN. Sociedade e Território, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 146–165, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/3469. Acesso em: 19 abr. 2024.