O Semiárido Nordestino na sala de aula: uma proposta de transversalidade para os anos finais do Ensino Fundamental

Autores

  • Hiran Heber Dantas do Nascimento
  • Thiago de Paula Nunes Mesquita

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar como proposta a abordagem de conteúdos referentes ao semiárido nordestino nas aulas de Geografia, nível fundamental. A metodologia aplicada parte de um estudo bibliográfico sobre os aspectos que conceituam e caracterizam o semiárido brasileiro e sobre os procedimentos de relação teórico-práticas para serem desenvolvidos em salas de aulas. Os conteúdos de Geografia do Semiárido no ensino fundamental indica que deve haver um redimensionamento das concepções de ensino e aprendizagem e da própria abordagem da Geografia na sala de aula. Esse redimensionamento inclui na nova prática atividades voltadas para a observação, o estudo, o experimento sobre os diversos aspectos geográficos da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

06-03-2012

Como Citar

NASCIMENTO, H. H. D. do; MESQUITA, T. de P. N. O Semiárido Nordestino na sala de aula: uma proposta de transversalidade para os anos finais do Ensino Fundamental. Sociedade e Território, [S. l.], v. 21, n. 1-2, p. 95–109, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/3479. Acesso em: 23 abr. 2024.