Modernização da Agricultura versus Desenvolvimento Territorial: Reflexões sobre a Atividade Mandioqueira no Agreste Potiguar

Autores

  • Diego Salomão Candido de Oliveira Salvador Professor do Departamento de Geografia da UFRN – CERES/Caicó.

Resumo

O presente trabalho analisa a contribuição da modernização da atividade mandioqueira para o desenvolvimento territorial do Agreste Potiguar. Para isso, as discussões são alçadas com uma reflexão crítica sobre o perverso processo de modernização da agricultura brasileira e, especificamente, da perversa modernização da atividade mandioqueira no Agreste Potiguar. Após a realização de pesquisa bibliográfica e de pesquisa de campo, a qual foi desencadeada, numa perspectiva qualitativa, entre os anos de 2008 e 2010, constituindo-se em observações feitas no espaço agrícola dos municípios do Agreste Potiguar e em entrevistas realizadas junto a produtores de mandioca, proprietários e trabalhadores de casas ou de indústrias de farinha do referido território, chegamos à conclusão de que a modernização da agricultura no Brasil, propagadora de elementos ditos “novos”, é um processo que não pode ser considerado como sinônimo de desenvolvimento, pois gera e/ou intensifica graves problemáticas que perpassam histórica e estruturalmente a sociedade nacional. Isso também pode ser afirmado no tocante à modernização da atividade mandioqueira no Agreste Potiguar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-07-2011

Como Citar

SALVADOR, D. S. C. de O. Modernização da Agricultura versus Desenvolvimento Territorial: Reflexões sobre a Atividade Mandioqueira no Agreste Potiguar. Sociedade e Território, [S. l.], v. 23, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/3508. Acesso em: 26 abr. 2024.