Geopolítica e Ideologia na Construção da Hegemonia das Potências Atlânticas

Autores

  • Higor Ferreira Brigola
  • Edu Silvestre de Albuquerque Professor Adjunto da UFRN. Professor colaborador do Mestrado em Gestão do Território da UEPG.

Resumo

A Geopolítica anda junto com as ideologias de seus formuladores e de cada época, e para complicar ainda mais sua situação, confunde-se com as próprias formulações estratégicas dos Estados. Não obstante, a visão de mundo Ocidental se ampara nas concepções geopolíticas formuladas no interior de suas potências atlantistas hegemônicas. Ali, por formar parte do conjunto das ideias dominantes, o pensamento geopolítico, pode então parecer liberto dos estigmas que o associam ao totalitarismo e militarismo, que é o que se sucede quando o pensamento geopolítico é produzido fora do eixo do Atlântico Norte, especialmente em Estados politicamente valiosos ou regimes de governo hostis aos interesses atlantistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Higor Ferreira Brigola

Graduado em Geografia pela UEPG.

Edu Silvestre de Albuquerque, Professor Adjunto da UFRN. Professor colaborador do Mestrado em Gestão do Território da UEPG.

Doutor em Geografia pela UFSC.

Downloads

Publicado

18-07-2011

Como Citar

BRIGOLA, H. F.; ALBUQUERQUE, E. S. de. Geopolítica e Ideologia na Construção da Hegemonia das Potências Atlânticas. Sociedade e Território, [S. l.], v. 23, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/3509. Acesso em: 18 abr. 2024.