A Geopolítica do Desenvolvimento Capitalista na Pré-Amazônia Mato-Grossense: Poder e Capital na Área de Influência da BR-163

Autores

  • Diogo Marcelo Delben Ferreira de Lima

Resumo

O sistema capitalista compreende um conjunto de normas e princípios que orientam a política e a economia mundial, todavia, são muitas as interpretações quanto à sua eficiência e validade social. Em que pese as devidas críticas, cumpre entender que na presente conjuntura internacional tem-se a figura de grandes empresas transnacionais hábeis na produção do território, que alteram significativamente as relações de poder e impõem uma nova geopolítica. Na Pré-Amazônia Mato-Grossense, a atuação destas empresas repercute na estrutura fundiária, nas relações de trabalho e na apropriação dos recursos naturais, promovendo um desenvolvimento capitalista desigual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Marcelo Delben Ferreira de Lima

Mestrando em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso. Registra-se agradecimentos ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INAU) e ao Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – CNPq/MCT.

Downloads

Publicado

18-07-2011

Como Citar

LIMA, D. M. D. F. de. A Geopolítica do Desenvolvimento Capitalista na Pré-Amazônia Mato-Grossense: Poder e Capital na Área de Influência da BR-163. Sociedade e Território, [S. l.], v. 23, n. 1, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/sociedadeeterritorio/article/view/3511. Acesso em: 18 abr. 2024.