A Geopolítica do Desenvolvimento Capitalista na Pré-Amazônia Mato-Grossense: Poder e Capital na Área de Influência da BR-163
Resumo
O sistema capitalista compreende um conjunto de normas e princípios que orientam a política e a economia mundial, todavia, são muitas as interpretações quanto à sua eficiência e validade social. Em que pese as devidas críticas, cumpre entender que na presente conjuntura internacional tem-se a figura de grandes empresas transnacionais hábeis na produção do território, que alteram significativamente as relações de poder e impõem uma nova geopolítica. Na Pré-Amazônia Mato-Grossense, a atuação destas empresas repercute na estrutura fundiária, nas relações de trabalho e na apropriação dos recursos naturais, promovendo um desenvolvimento capitalista desigual.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Sociedade e Território deterá os direitos autorais dos trabalhos publicados, mas não se opõem a sua reprodução em qualquer parte do mundo desde que citados os direitos autorais. Os direitos autorais se referem à publicação em qualquer parte do mundo, incluindo os direitos às renovações, expansões e disseminações da contribuição, bem como outros direitos subsidiá¡rios. Os(as) autores(as) têm permissão para a publicação da contribuição em outro meio, impresso ou digital, em português ou em tradução, desde que os devidos créditos sejam dados à Revista Sociedade e Território.
A Revista Sociedade e Território se reserva o direito de adequar os textos submetidos sempre que for para melhorar sua clareza ou ajustar às normas de publicação, e desde que o autor não se manifeste em contrário.
La Revista Sociedade e Território retendrá el copyright de los trabajos publicados. Los derechos tienen referencia con la publicación del trabajo en cualquier parte del mundo, incluyendo los derechos a las renovaciones, expansiones y diseminaciones de la contribución, así como otros derechos subsidiarios. Los autores tienen permiso para la publicación de la contribución en otra medio, materia impresa o digital, en portugués o en otra traducción, desde que los créditos tenidos sean dados a la Revista Sociedade e Território.